Londrina sedia Campeonato Paranaense de GR
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de outubro de 2005
Reportagem Local 
O futuro da Ginástica Rítmica paranaense poderá ser visto de hoje ao próximo domingo durante o Campeonato Paranaense de Conjuntos de GR e o Campeonato Paranaense Nível 2 categorias pré-infantil, infantil, juvenil e Adulta, que será realizado pela Federação Paranaense de Ginástica, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar), no Ginásio Moringão, em Londrina. Cerca de 200 ginastas de 11 clubes de todo o Estado vão participar das competições.
A abertura será hoje, às 19h30, com a participação de 100 ginastas que treinam na Unopar desde o início deste ano e da ex-ginasta da seleção brasileira de conjunto de GR, Dayane Camillo.
Também participarão da abertura do evento um grupo de idosos do Projeto ProVida, de acadêmicos do curso de Educação Física e de atletas do futsal do Projeto Esporte Educacional. Logo após a abertura, acontecem as primeiras competições de conjunto. A programação prossegue nos dias 21 e 22, das 9h30 às 18 horas, e no dia 23, das 9 às 12 horas.
O Campeonato Nível II vai reunir ginastas de 9 a 18 anos, iniciadas no esporte mas que ainda não participam de eventos nacionais. Será uma oportunidade das atletas se familiarizarem com as competições de grande porte.
Os clubes inscritos nos dois campeonatos são Unopar, AABB Londrina, Ciagym Maringá, Colégio Regina Mundi (Maringá), Colégio Marista (Maringá), Aginarc (Curitiba), Multisports (Curitiba), Unipar (Umuarama), GR Marialva, Apag (Ponta Grossa) e GR Palotina.
A coordenadora do curso de educação física da Unopar e presidente do Comitê Técnico de GR da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani Lourenço, explica que o Comitê tem feito um esforço muito grande no sentido de fortalecer os trabalhos de base do esporte no Paraná. ''O resultado é este grande número de participantes. Temos mais conjuntos inscritos neste evento do que no Campeonato Brasileiro, realizado em dezembro em 2004'', observa.
Márcia ressalta ainda que também na Unopar as atenções se voltam hoje para o trabalho de base. Tanto que a maioria das técnicas das equipes participantes do campeonato fizeram seus cursos de especialização em GR na universidade, que é o único ofertado no País.
A entrada para as competições será um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado ao Instituto de Câncer de Londrina (ICL).


