O Londrina promete atacar o ABC (RN) ‘sem desespero’, às 17 horas de hoje, no Estádio do Café, no segundo confronto entre ambos pelo playoff da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois do 0 a 0 no jogo anterior, o time local pretende explorar a teórica vantagem de atuar em casa para encostar nos cinco pontos necessários à classificação.
Em caso de vitória, o Londrina ainda estaria na dependência de mais um ponto na partida decisiva, terça-feira à noite, também no Café. Mas, se perder uma e ganhar outra, prevalecerá o saldo de gols. O regulamento prevê que, se persistir igualdade de condições ou ocorrem mais dois empates, haverá pênaltis.
As circunstâncias aparentemente favoráveis, porém, não iludem o técnico Varlei de Carvalho, que lança um alerta aos torcedores. ‘‘Mais do que nunca, precisamos de apoio. É fundamental que a paciência comece lá nas arquibancadas. Teremos pela frente o melhor adversário que já enfrentamos. Passamos um sufoco em Natal’’, exemplifica.
Apesar disso, Varlei aposta na boa fase do goleiro Geraldo, na segurança dos zagueiros Valder, Ivanildo e Carlos Alberto, na versatilidade dos alas Marquinhos Capixaba e Arnaldo, no estilo guerreiro dos volantes China e Wagner, na habilidade do meia Adoilson, no oportunismo dos atacantes Mauro e Rogério ou no equilíbrio de todo time, enfim.
Varlei recomenda calma e naturalidade diante de um ABC que, segundo ele, deve pressionar muito. ‘‘Quero que a minha equipe mostre sabedoria’’, sugere.
O capitão Ivanildo praticamente repete as palavras de Varlei. ‘‘Nada de atropelos. O futebol tem 90 minutos. O mais importante é que a gente feche bem os espaços na defesa e no meio.’
O atacante Mauro, o matador ‘Romauro’, vice-artilheiro da Série B, sete gols, disse que marcaria três no playoff, mas ainda não conseguiu nenhum. ‘‘Lotem o Estádio do Café e venham comemorar comigo’’, provoca, num gesto que serve para motivar o público. Mas, logo em seguida, alivia a brincadeira: ‘‘Não podemos perder nossa humildade. O ABC merece nosso respeito.’
Rogério, ex-Tubarão (SC), artilheiro do último Campeonato Catarinense, 17 gols, confessa que sente ‘algo de bom no ar’, mas prefere não prometer gols.
No ABC, o técnico Ferdinando Teixeira avisa que o time dele ‘não está morto’, lembrando que a equipe é mais eficiente fora de casa. ‘‘Seria ingenuidade se pensassem que viríamos aqui para perder’’, explica o treinador, que confirmou a volta do lateral Nelsinho e do meia Geraldo. Ayupe entra na lateral-esquerda no lugar de Rogério, contundido.

mockup