Arquivo FolhaEsperança de golMarcão deve ter hoje uma chance no comando de ataque do Tubarão Depois da sofrida vitória sobre o Volta Redonda, a torcida do Londrina volta hoje ao Estádio do Café, preparada para uma nova dose de forte emoção. Desta vez, o adversário será o Joinville, que aparece como vice-líder do Grupo E, dois pontos atrás do Tubarão (9 pontos). Se conseguir vencer, o time londrinense fica praticamente classificado para a próxima etapa do campeonato.
Como haverá transmissão de TV para todo o País, o jogo vai começar às 11 horas, com arbitragem do sul-mato-grossense Elvécio Zequeto. Celso Barros da Silva, também do Mato Grosso do Sul, e o paranaense José Paulo Dias da Silva serão os bandeirinhas. Para o público, uma motivação especial: ingresso a preço único de R$ 3,00. Crianças até 7 anos não pagam.
AfirmaçãoQue a campanha do Londrina no Brasileiro é muito boa ninguém contesta. Mas a torcida quer ver o time praticando um futebol melhor, que evite o sufoco ocorrido na última partida, quando a vitória só veio aos 47 minutos do segundo tempo.
O técnico Sergio Ramirez, muito criticado, está trabalhando para dar ao time um perfil mais criativo e ofensivo. Se o departamento médico liberar o meia Carlo Alberto, o artilheiro Luis Carlos Oliveira será escalado mais à frente. O mais cotado para ser o centroavante é Marcão, já que Adão não se saiu bem nos dois jogos disputados esta semana. Outra dúvida é na zaga: se Pinga não se reabilitar da lesão na sola do pé, João Neves será mantido.
Nelsinho, que marcou o gol salvador no jogo de quinta-feira, deve aparecer mais uma vez como alternativa para o segundo tempo. A própria torcida certamente vai exigir a entrada do ‘‘pequeno’’ atacante, se o ataque não estiver funcionando.
Um detalhe parece claro: a partida de hoje será decisiva para o futuro do técnico Sergio Ramirez no Londrina. Uma vitória convincente poderá afastar as vaias da torcida e devolver a tranquilidade ao treinador alviceleste.
Pelo empateO Joinville já perdeu para o Londrina no primeiro turno e quer evitar a repetição da derrota. O jovem (40 anos) mas experiente técnico carioca Ricardo Barreto já dirigiu o Botafogo, Bangu, América, Americano, Paysandu (PA) e Volta Redonda. Também trabalhou duas vezes na Arábia Saudita.
Ricardo Barreto assistiu ao jogo de quinta-feira e, certamente, vai tentar explorar a pressão que a torcida londrinense costuma exercer sobre o seu próprio time. Barreto deixou em dúvida as escalações do zagueiro Bandoch e do meio-campista Baiano, mas é quase certo que eles começam jogando.
O empate será um bom resultado para os catarinenses, que já conseguiram um ponto em Mogi Mirim, na quarta-feira. O Joinville está invicto fora de casa, pois venceu o XV de Novembro, em Piracicaba. O tricolor vem jogando melhor fora de casa do que no Estádio Ernesto Sobrinho.


FICHA TÉCNICA
Londrina
Júlio Cesar; Paulinho, Pinga (João Neves), Roberto Fonseca e Wanderley Jacomin; Eder Lopes, Matosas, Arnaldo e Carlos Alberto (Luiz Fernando); Luis Carlos Oliveira e Marcão. Técnico: Sérgio Ramirez.

mockup