A equipe de rugby de Londrina inicia amanhã sua briga para tentar entrar para a elite brasileira da modalidade. O time londrinense estreia na Copa do brasil, uma espécie de Segunda Divisão nacional, contra o Tornados, de Indaiatuba-SP. O jogo será às 15 horas, no Estádio VGD, que está interditado para jogos de futebol do Londrina desde 2009.
A modalidade em disputa é a Rugby XV, com 15 jogadores. O sistema de disputa é o mata-mata. O campeão da Copa do Brasil fará um jogo contra o último colocado do Super 10 (1 divisão), valendo uma vaga na elite do rugby brasileiro em 2013.
Pela primeira vez a competição contará com equipes de todas as regiões do Brasil. Londrina se classificou ao ser vice-campeão do Campeonato Paranaense, vencido pelo Curitiba Rubgy/Unibrasil. A vaga foi herdada porque a equipe curitibana já está no Super 10. O Tornados, adversário dos londrinenses, conquistou a vaga ao sagrar-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
Como o orçamento das equipes é baixo, os jogos foram definidos de acordo com a posição geográfica de cada um dos oito participantes. O vencedor do duelo enfrentará nas semifinais o ganhador do confronto entre Charrua, de São Leopoldo-RS, e Balneário Camboriú-SC.
A equipe londrinense já existe há dez anos e agora está em sua melhor fase. Os treinos são realizados três vezes por semana e quatro jogadores - o pilar Luís Henrique Voigt Gair, o ponta Luís Debértolis, o hooker Gabriel Assis e o oitavo Marco Antonio Bianchini - já integraram a seleção paranaense e brasileira.
O técnico e também jogador - atua como oitavo -, Willian Paredes Heckler, está esperançoso em conseguir o título da competição e poder brigar pela vaga na elite, apesar do orçamento apertado. ''Vamos buscar essa vaga no Super 10. Nossa equipe tem condições, temos material humano para isso'', afirmou.

mockup