Cláudio Osti
De Rolândia
Minutos depois do árbitro Paulo Santis apitar o final da partida de ontem entre Nacional de Rolândia e Londrina, o técnico do LEC, Val de Mello resumiu: ‘‘É, foi horrível’’. O jogo, no Estádio Erick George, em Rolândia, terminou com a merecida vitória do time da casa por 2 a 1. Valdir Perez, técnico do Nacional, sorridente, estava satisfeito. ‘‘Como teste foi um bom resultado’’, disse o treinador, que no domingo estréia no Campeonato Paranaense da Série A-2 (segunda divisão) contra o Arapongas.
A partida, acompanhada por cerca de 500 torcedores, começou até animada – mas terminou mais parecendo uma pelada disputada por equipes amadoras nos finais de semana. O preparo físico, principalmente dos jogadores do Londrina, está a anos luz do ideal. Alguns se arrastavam em campo no segundo tempo.
No primeiro tempo, o Londrina começou pressionando e, aos cinco minutos, o meia Lulinha enfiou uma bola entre os zagueiros, o atacante Wagner entrou de surpresa e balançou a rede do goleiro Charles. Depois disso o time passou a mostrar que faria outro gol quando quisesse. Só não avisou o Nacional.
Os jogadores da casa, depois do susto e incentivados pela torcida, se acalmaram e passaram a dominar a partida. Aos 17 minutos Fabinho empatou numa falha do goleiro Silvio. Pouco depois, aos 33, Lau entrou na área e Silvio fez falta. O pênalti foi convertido pelo atacante Paulinho, um dos melhores em campo.
Ao contrário do Londrina, o Nacional não se acomodou com o resultado e procurou ampliar o placar até o último minuto. O árbitro foi muito criticado pelos jogadores do LEC – críticas injustas, já que ele não deu dois pênaltis claros favoráveis ao Nacional.
‘‘Quando um time perde, sempre acaba culpando o juiz’’, disse o atacante Paulinho, que deu uma tremenda canseira na zaga do Londrina. ‘‘Foi um bom teste. É melhor jogar contra uma equipe da primeira divisão porque os jogadores têm mais qualidade e exigem mais da nossa equipe’’, concluiu.
O zagueiro Ivanildo, do Tubarão, comentou que o pouco tempo para os treinos foi um dos principais fatores da fraca atuação da equipe. ‘‘Em todo mundo o condicionamento físico pesou. Além disso nós erramos demais.’’
‘‘Temos que ter tranquilidade e saber que é um início de trabalho. Mesmo assim não podemos aceitar um resultado desse’’, comentou Val de Mello.Derrota por 2 a 1, ontem à tarde, só não foi maior porque o árbitro deixou de marcar dois pênaltis claros para o time da casa
Mario CesarCHANCE DESPERDIÇADAWagner chega atrasado na bola: no segundo tempo, time do Londrina arrastava-se em campo de tanto cansaço

mockup