"O que aconteceu lá trás já passou. Conversamos sobre o futuro e o mais importante é o que vem pela frente."
"O que aconteceu lá trás já passou. Conversamos sobre o futuro e o mais importante é o que vem pela frente." | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O técnico Alemão está de volta ao Londrina. O nome do treinador foi confirmado pelo gestor Sérgio Malucelli na sexta-feira (27). Alemão inicia seu trabalho no Tubarão no dia 2 de janeiro, quando acontece a reapresentação do elenco para as disputas do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil.

O técnico e o gestor tiveram algumas conversas nos últimos dias e o acerto aconteceu na manhã de sexta-feira. Alemão retorna ao LEC depois de ter deixado o comando da equipe de forma um pouco turbulenta durante o Brasileiro da Série B. A saída do treinador nunca foi bem explicada e não foi aprovada pela torcida. Após Alemão, o LEC foi dirigido por Claudio Tencati, Mazola Júnior e Silvinho Canuto e acabou sendo rebaixado para a Série C depois de um segundo semestre desastroso.

"O que aconteceu lá trás já passou. Conversamos sobre o futuro e o mais importante é o que vem pela frente", afirmou o novo comandante alviceleste, que em 2019 dirigiu o clube em 34 partidas, com 15 vitórias, dez empates e nove derrotas e um aproveitamento de 54%. "Estou muito feliz pelo retorno e encaro como mais uma oportunidade. Acredito ser o momento de união de todos para buscarmos forças para que o Londrina volte forte. Volto para restabelecer a ordem".

Apesar do planejamento do LEC ser montar um time jovem e mais barato para as primeiras competições do próximo ano, Alemão entende que o clube tem um bom grupo e que pode fazer campanhas vitoriosas. "Acredito que o nosso elenco é muito parecido com o de 2019 e até melhor preparado fisicamente e com mais experiência. Tem bons jogadores e a questão é buscar o encaixe para que o time produza bem", frisou o treinador. "Sei que tive um papel importante em uma parte do ano e que a torcida vai me apoiar agora novamente. Voltei pelo desafio de resgatar o Londrina".

Com o retorno de Alemão, Silvinho Canuto ficará exclusivamente no comando do time sub-19 e após a participação na Copa São Paulo vai compor a comissão técnica do novo treinador. "Acreditamos que vamos longe na Copa SP e isso atrapalharia todo o trabalho do profissional. De comum acordo com o Silvinho, definimos pela volta do Alemão", comentou Sérgio Malucelli, em entrevista a rádio Paiquerê 91,7 FM.

"Sempre fiz trabalhos a longo prazo com o mesmo treinador. Os dois últimos anos foram conturbados, os resultados não vinham e acabamos mudando muito. Mas a ideia é manter o Alemão para toda a temporada, prometeu Malucelli.

O Londrina estreia no Paranaense no dia 19 de janeiro contra o PSTC, no estádio do Café. Já na Copa do Brasil, o primeiro desafio será diante do XV de Piracicaba, no dia 5 ou 12 de fevereiro, no estádio Barão de Serra Negra.

APOSENTADORIA

O gestor alviceleste confirmou também que o volante e capitão Germano vai se aposentar dos gramados e será o novo executivo de futebol do clube já a partir do Paranaense. Aos 38 anos, Germano teve o seu contrato encerrado no final deste ano e finaliza a carreira depois de ter atuado as últimas cinco temporadas pelo Tubarão.

Saiba mais sobre o LEC