.
. | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Dezoito rodadas passadas, o Londrina conseguiu a classificação para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. A vaga veio após o time empatar com o Volta Redonda por 2 a 2, no sábado (5), jogando no Rio de Janeiro. O Tubarão avançou como terceiro colocado do grupo B, com 29 pontos. Na próxima fase, jogam os quatro melhores de cada grupo, sendo divididos novamente em dois grupos.

Os dois melhores de cada grupo conseguirão o acesso à segunda divisão nacional e os primeiros de cada grupo jogarão a grande final. O LEC terá pela frente o Ypiranga-RS, Remo e Paysandu. Serão seis duelos. O primeiro está marcado para este fim de semana, com o Remo, no estádio do Café. Para o técnico Alemão, um novo campeonato se inicia a partir de agora.

“Zerou para todos. É um grupo difícil, com times de história, como Paysandu e Remo, mas também equilibrado. É 50% de chances para todos. A equipe que pontuar acima deste percentual terá o acesso e espero que nós estejamos lá”, projetou.

BALANÇO

O Alviceleste fechou a primeira fase com 53,7% de aproveitamento. Foram oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Apesar da classificação, o clube não conseguiu levar a melhor fora de casa, sendo o seu “calcanhar de Aquiles”. Em nove compromissos foram quatro igualdades e cinco reveses. Contra o Volta Redonda, o Londrina ficou à frente do placar por duas oportunidades, mas não conseguiu segurar o resultado.

Ao longo do campeonato, o Tubarão teve altos e baixos e conseguir terminar entre os quatro primeiros foi dúvida. Segundo o comandante do time, a situação agora é outra. “O início do campeonato foi difícil e hoje a equipe se conhece, os jogadores sabem o estilo de trabalho do treinador. Certamente temos grandes chances para conseguir as vitórias necessárias”, destacou.

HORA DA VITÓRIA

Autor de um dos gols do duelo com o Voltaço, Jeferson disse que vencer longe do estádio do Café é uma das metas daqui para frente. “Estamos nos cobrando ao máximo a cada treino e jogo. Sabemos a importância de vencer fora. Infelizmente não está vindo, mas temos consciência que precisamos vencer. A hora da vitória vai chegar”, sentenciou.

O outro gol saiu dos pés de Celsinho. O jogador perdeu o pai no sábado. Ele foi comunicado sobre a morte ainda na concentração, mas decidiu seguir com a delegação. O meia entrou no segundo tempo, sofreu pênalti e converteu, sendo abraçado pelos companheiros num momento de emoção.

“Deixa chateado (o empate com o Volta Redonda). A classificação veio pelo que construímos. Vencemos a maioria dentro de casa, empatamos fora. No jogo de hoje [sábado] esperava que ficássemos mais com a bola. Erramos muito na transição, domínio, pressão pós perda (de bola). Tudo isso levou nossa equipe a ter dificuldade. Precisamos trabalhar e nos dedicar muito”, reconheceu Alemão.

SEM ERROS

Com o próximo desafio de curta duração, o Londrina sabe que qualquer erro pode custar o planejamento de toda a temporada. “O que cometemos [de erro] na primeira fase temos que zerar. Estamos bem preparados, emocional bom. Agora é hora de a ‘onça beber água’, do xeque-mate. No início da competição havia desconfiança tanto da torcida, quanto internamente. Mas vimos que a competição é trabalho”, ressaltou Jeferson. “Ninguém é favorito agora. É nos mantermos fortes dentro de casa e ‘morder’ pontos fora”, completou.