Para que a matemática continue sendo uma aliada do Londrina na sua luta para tentar sair da zona do rebaixamento, o Tubarão terá que vencer o Juventude neste sábado (21), em Caxias do Sul. Qualquer outro resultado que não seja a vitória levará o Alviceleste para a Série C em 2024. Aí será só uma questão de saber em qual rodada a queda estará sacramentada. O duelo no estádio Alfredo Jaconi começa às 18h e vale pela 33ª rodada da Série B.

Com 25 pontos em penúltimo lugar, o LEC precisa de 100% de aproveitamento nas seis rodadas finais para chegar aos 43 pontos. De acordo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com 43 pontos a equipe tem 98% de chance de permanecer na Série B. O Tubarão tem nove pontos a menos que a Ponte Preta, primeira equipe fora da ZR, e mesmo que perca no Rio Grande do Sul não corre o risco matemático de ser rebaixado nesta rodada.

Leia mais sobre o LEC

Na reta final da série B, LEC encara rivais que brigam pelo acesso

Malucelli garante permanência até 2025 e ainda acredita em fuga da ZR

Mas para manter as esperanças vivas o Londrina terá que fazer na serra gaúcha algo que fez uma única vez neste Brasileiro: ganhar fora de casa. O LEC é o pior visitante da competição e somou apenas cinco pontos em 16 jogos. A única vitória foi há cinco meses: 2 a 0 sobre o Tombense na sétima rodada, no dia 19 de maio.

"Precisamos ter um jogo bom fora de casa. Fizemos três bons jogos em casa com grandes momentos. O segundo tempo contra o Ituano, o primeiro tempo diante do Sampaio e o jogo todo contra o Avaí", apontou o técnico Roberto Fonseca. "É uma crescente da equipe e os jogadores estão mais familiarizados com a nossa ideia de jogo. Temos que acreditar que sempre o próximo jogo é o mais importante e que pode ser o jogo da surpresa".

Londrina e Juventude estão separados por 30 pontos na tabela e o time gaúcho projeta vencer mais três partidas para garantir o retorno à Série A, de onde caiu em 2022. A equipe está na quarta posição, com 55 pontos, e sabe que precisa vencer a partida, sob o risco de fechar a rodada fora do grupo dos quatro melhores.

Escalação

O técnico Roberto Fonseca tem apostado na manutenção de uma equipe base para dar um mínimo de padrão ao time. A única alteração em relação ao empate com o Avaí será no gol. Com a saída de Lucas Frigeri, que rescindiu o seu contrato, Neneca volta a ser titular, três jogos após ter sido barrado por Fonseca.

O zagueiro Gabriel e o volante João Paulo, recuperados de dores musculares, viajaram e estão confirmados na partida.

Do lado do Juventude, o técnico Thiago Carpini não tem desfalques e estuda tirar o volante Jean Irmer para colocar mais um atacante, que pode ser Victor Andrade, Tite ou Erick Farias. Aos 42 anos, o meia Nenê é o destaque da equipe gaúcha e o artilheiro do time na Série B, com sete gols. O LEC vai reencontrar no rival os laterais Reginaldo e Alan Ruschel, com recentes passagens pelo Tubarão.

EM CAXIAS DO SUL

Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Vini Paulista e Nenê. David e Gabriel Taliari. Téc.: Thiago Carpini

Londrina: Neneca; Lucas Mendes, Gabriel, Rafael Vaz e Salomão; João Paulo, Rodrigo e Ariel; Paulinho Moccelin, Wiliam Barbio e Iago Dias. Téc.: Roberto Fonseca

Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)

Local: estádio Alfredo Jaconi

Horário: 18h

Transmissão: Premiere e Sportv

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068