De um lado, o pior mandante da Série B. Do outro, um dos piores visitantes. Essa é a tônica de Chapecoense x Londrina, nesta terça (5), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó, em jogo atrasado da 10ª rodada. Na ocasião em que a partida foi cancelada, por falta de teto no oeste catarinense, houve quem dissesse que dado o aproveitamento da Chape em casa (23%) e do Tubarão fora (16%) não seria nem preciso remarcar a partida, era só dar um ponto para cada um.

Imagem ilustrativa da imagem Tubarão quer mostrar que sabe jogar fora também
| Foto: Sheyla Dantas/LEC

Ironias à parte, o jogo é importante para o Londrina mostrar que sabe jogar também longe do estádio do Café. À exceção da vitória sobre a Ponte Preta, em Campinas, dia 11 de junho, o time de Adilson Batista só colecionou fracassos como visitante (cinco derrotas). E mudar essa sina é crucial não apenas pensando na pontuação, mas porque a partida em Chapecó inicia uma sequência de três seguidas que a equipe fará fora de Londrina. No sábado (9), o jogo será em Recife, contra o Sport, pela 17ª rodada, e uma semana depois, dia 16, em Itu, diante do Ituano, na penúltima rodada do primeiro turno.

Depois de admitir que o Tubarão esteve “abaixo da crítica” no empate sem gols contra o CSA, no último sábado (2), no Café, onde o time tem 59% de aproveitamento, Adilson espera uma outra postura nesta terça. Ainda que defendesse seus jogadores das vaias da torcida, alegando desgaste físico pela sequência de jogos, o experiente treinador sabe que é preciso mais. Ao mesmo tempo em que se distanciou do G4, o Tubarão está a apenas três pontos da zona do rebaixamento, daí a necessidade de acumular pontos ao igualar o número de jogos dos demais concorrentes.

O LEC é o 13º colocado, com 19 pontos, uma posição e um ponto acima da própria Chapecoense, que só conheceu sua primeira vitória em casa na última rodada, quando venceu o Sampaio Corrêa na Arena Condá. Foram 518 dias de espera desde o último triunfo diante de sua torcida pelo Brasileiro, em janeiro de 2021. Em casa, a Chape tem ainda dois empates e quatro derrotas nesta Série B. O mau desempenho como mandante contrasta com ótimos resultados obtidos pela equipe alviverde fora de casa, como as vitórias sobre Grêmio, Bahia e Novorizontino.

O TIME

A menos que resolva dar uma chance a Mirandinha desde o início do jogo, Adilson Batista não deve fazer grandes mudanças na equipe. O atacante substituiu Douglas Coutinho na volta do intervalo contra Grêmio e CSA. Questionado sobre a saída precoce do camisa 17, um dos principais nomes do elenco, nas duas partidas, o treinador deu o recado: “Aqui não tem Pelé”. De fato, Coutinho não tem repetido as atuações de início de campeonato. Parece estar sentindo a falta de seu companheiro de ataque, Gabriel Santos, que segue sendo dúvida por questões físicas, a exemplo do meia Jhonny Lucas, outro que tem feito falta ao time. O treinador, porém, pode optar por uma formação mais conservadora, no 4-4-2 clássico, abrindo mão de um dos atacantes. Nesse caso, Mossoró, que reapareceu durante o jogo contra o CSA, e Alan Ruschel, seriam opções.

ENCONTRO

O Londrina jogará pela primeira vez na Arena Condá desde o acidente aéreo que matou dezenas de jogadores da Chapecoense, em novembro de 2016, entre eles o goleiro Danilo, um dos ídolos do Tubarão. Será também o reencontro de Alan Ruschel, sobrevivente da tragédia, com o ex-clube.

image description
image description | Foto: Gustavo Pereira Padial

Em Chapecó

Chapecoense

Vagner; Ronei, Xandão, Victor Ramos e Fernando; Lima, Matheus Bianqui e Marcelo Freitas; Chrystian, Perotti e Orejuela. Técnico: Gilson Kleina

Londrina

Matheus Nogueira; Samuel Santos, Vilar, Saimon e Eltinho; João Paulo, Mandaca e Gegê; Caprini, Douglas Coutinho (Mirandinha) e Matheus Lucas (Mossoró ou Alan Ruschel). Técnico: Adilson Batista

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)

Local: Arena Condá

Horário: 19h

Transmissão: Premiere

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.