Imagem ilustrativa da imagem Tubarão dá novo vexame e já vislumbra a Série C
| Foto: GERMANO SCHONFELDER/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Se o jogo contra o São Bento era a última cartada do Londrina para se manter na Série B, o time desperdiçou a oportunidade. Em mais uma atuação vergonhosa, o LEC foi goleado por 4 a 1, em Sorocaba, e afundou os dois pés na zona do rebaixamento.

O LEC segue com 36 pontos, em 17º lugar, e estará matematicamente na Série C em 2020 se o Figueirense pelo menos empatar nesta sexta-feira (22) com o CRB, em Maceió. Se o time catarinense não perder, além do Londrina já estarão rebaixados também São Bento, Criciúma e Vila Nova, todos com 36 pontos. O Tubarão só evita a queda se o Figueirense perder os dois jogos que lhe restam e vencer o Guarani na última rodada, dia 30, no estádio do Café.

Pela situação desesperadora dos dois times e pelas formações – quatro atacantes de cada lado – já se previa um jogo aberto. E na prática foi o que aconteceu. O Londrina finalizou ao gol com Germano logo aos 45 segundos de bola rolando.

E o Tubarão começou melhor a partida e quase marcou aos oito minutos. Dirceu, que estava no ataque, cruzou para a área e Germano cabeceou com perigo pela esquerda. O LEC tinha mais posse de bola e o São Bento apostava nos contra-ataques.

Com o passar do tempo o Londrina começou a abusar dos erros técnicos e deu campo ao adversário. Aos 31 minutos, Dirceu não conseguiu cortar e a bola sobrou para Paulinho Boia, que achou o centroavante Zé Roberto livre dentro da área. O artilheiro não perdoou e bateu cruzado no canto direito abrindo o placar. O atacante é o mesmo que havia marcado quatro gols no estádio do Café no primeiro turno.

O LEC sentiu o golpe e voltou a falhar aos 37. Marcos Martins recebeu nas costas de Felipe Vieira e cruzou rasteiro. Novamente, Dirceu falhou no corte e Caio Rangel apareceu para marcar o segundo.

O Londrina ainda deu um suspiro de bom futebol aos 43. Anderson Leite, o mais lúcido do time em campo, finalizou da intermediária, a bola bateu na zaga e sobrou para Paulinho Moccelin. O atacante cruzou para a área e o próprio Anderson apareceu para cabecear no ângulo direito de Henal e descontar.

A empolgação pelo gol durou pouco. Aos nove minutos, o zagueiro Léo Rigo sofreu falta do centroavante Zé Roberto, mas revidou a infração e como já tinha cartão amarelo recebeu o segundo e foi expulso.

No lance seguinte, aos 11, o São Bento aproveitou a vantagem numérica em campo e ampliou. Passe longo para Caio Rangel, que ganhou na velocidade de Felipe Vieira e chutou forte para fazer 3 a 1. O gol acabou com qualquer possibilidade de reação do Londrina, que se arrastou até o fim da partida.

Ainda deu tempo do carrasco Zé Roberto marcar mais um, aos 32. Matheus Guarujá bate de fora da área, César falhou e deu rebote nos pés do atacante, que só teve o trabalho de driblar o goleiro e mandar para as redes para fazer 4 a 1.

Estádio: Walter Ribeiro

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Expulsão: Léo Rigo, aos 9” minutos do segundo tempo

Gols: Zé Roberto, aos 31, e Caio Rangel, aos 37, Anderson Leite, aos 43 minutos do primeiro tempo, Caio Rangel , aos 11 minutos, e Zé Roberto, aos 32 do segundo tempo

Renda: R$ 8.130,00 Público Pagante: 1.130

São Bento: Henal; Marcos Martins, Alisson, Eduardo e Mansur. Fábio Bahia, Juliano (Doriva) e Rodolfo. Caio Rangel (Matheus Guarujá), Zé Roberto e Paulinho Boia (Minho). Técnico: Marcelo Cordeiro

Londrina: César; Raí Ramos, Dirceu, Léo Rigo e Felipe Vieira. Germano, Anderson Leite e Léo Passos. Paulinho Moccelin (Matheuzinho), Júnior Pirambu (Uelber) e Luidy (João Paulo). Técnico: Silvinho Canuto