O Londrina joga neste domingo (22) contra o Brasil de Pelotas, às 18h15, no estádio do Café, em busca da terceira vitória consecutiva na Série B. Embalado após os triunfos sobre Vila Nova e Vasco, o Tubarão agora encara um rival que também briga para sair da zona do rebaixamento. O jogo é válido pela 20ª rodada, a primeira do segundo turno. Atualmente o Tubarão está na 17ª colocação da tabela, com 19 pontos, o mesmo que Vila Nova e Ponte Preta, que estão fora da ZR, se diferenciando apenas no saldo de gols. O Brasil é o último colocado, com 12 pontos.

Os números dos últimos oito confrontos são equilibrados na Série B. Foram cinco vitórias para o Londrina, duas para o Brasil de Pelotas e um empate desde 2016.

O técnico Márcio Fernandes terá desfalques contra o Brasil de Pelotas.
O técnico Márcio Fernandes terá desfalques contra o Brasil de Pelotas. | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina Esporte Clube

Se no primeiro turno o Tubarão empatou sem gols contra um Xavante comandado pelo velho conhecido Cláudio Tencati, desde o dia 29 de julho o ex-técnico do Londrina não está à frente do time gaúcho e agora o Alviceleste encara um elenco comandado pelo Cléber Gaúcho, que atuou como volante pelo próprio Brasil de Pelotas. Desde que Tencati foi dispensado, o Xavante não fez um ponto sequer no campeonato. Por este motivo, o time gaúcho busca a reação e já faz as contas. Serão necessários quase duas vezes mais pontos do que o time conquistou na primeira etapa do campeonato para fugir do rebaixamento. Recentemente, o rubro-negro gaúcho contratou o meia Rildo e o atacante Erison e já há novos nomes que devem ser integrados ao grupo.

O Londrina, por sua vez, mostrou poder de reação e segue no caminho para deixar a zona da degola. O time enfrenta problemas com os desfalques. Matheus Bianqui, que tem atuado na lateral-direita, recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vasco e cumpre suspensão. O goleiro César sentiu o joelho na mesma partida e provavelmente será substituído por Dalton (o laudo do exame ainda não havia saído até sexta). O meia-atacante Marcelinho teve constatada uma lesão na virilha contra o Vasco e está vetado, e Celsinho, com dores nas costas, ainda estava entregue ao departamento médico. Uma boa notícia é o retorno de Lucas Lourenço, que cumpriu a suspensão por cartões amarelos.

ESTREIA DO VAR

O jogo deste domingo será a estreia do VAR no estádio do Café. Os custos foram arcados em parceria entre Prefeitura de Londrina, Londrina Esporte Clube e CBF. “Tivemos uma reunião com o pessoal do LEC, CBF e realizamos um trabalho integrado com outras secretarias, como Obras e Educação. A sala está praticamente pronta com a estrutura exigida.”, declarou o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Marcelo Oguido. Foi preciso dedicar uma sala específica com ar-condicionado para abrigar o equipamento, com uma parede de seis metros para colocar os seis monitores, uma bancada, mesas e a instalação de toda a estrutura elétrica necessária. "O pessoal da CBF já vistoriou toda a estrutura do estádio e já existe o acesso às câmeras”, destacou. “Após a partida poderemos avaliar como foi tudo isso e, se for necessário, serão implantadas as correções”, destacou Oguido.

GABRIEL RAMOS

Embora não tenha sido confirmada oficialmente, a informação que circula nos bastidores é que o Londrina acertou na quinta-feira (19) a contratação do atacante Gabriel Ramos. Segundo o site TNT Sports, a negociação foi intermediada pelo empresário Luís Felipe Conte, da Three Sports Group. O atacante de 25 anos chega por empréstimo, sem custos, do Riga FC, da Letônia. O canhoto de 25 anos tem 1,84 metro e estava há quatro anos no futebol europeu. Fã de Gabigol, a ponto de fixar um tweet que recebeu do jogador em suas redes sociais, Gabriel Ramos atuou em oito jogos na Virsliga (Liga da Letônia), no qual marcou dois gols e realizou uma assistência.

EM LONDRINA
LONDRINA
Dalton; Luan Marchiori (Bidía), Saimon, Lucas Costa e Felipe Vieira; Tárik, Jhonny Lucas e Gegê; Caprini (Marcelinho), Safira e Lucas Lourenço. Técnico: Márcio Fernandes
BRASIL
Nogueira; Oliveira, Ícaro, Arthur Henrique e Paulinho; Diego, Wesley e Gabriel Terra; Netto, Kevin e Júnior Viçosa. Técnico: Cléber Gaúcho
Local: estádio do Café
Horário: 18h15
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes