"O time cresceu na hora certa". A análise do técnico Roberto Fonseca após a goleada por 3 a 0 sobre o Cianorte, ontem à tarde, no estádio Albino Turbay, em Cianorte, que garantiu ao Londrina a classificação à semifinal do Campeonato Paranaense depois de quatro anos, condiz com o momento do time. Depois de um início ruim, com seis empates seguidos e uma derrota, que fez a equipe ficar ameaçada de rebaixamento, veio a reação.

Assim como já havia acontecido contra Coritiba e Athletico, o Londrina voltou a ter uma grande atuação na quinta-feira (20) e segue na briga pelo título estadual.

Imagem ilustrativa da imagem Tubarão atropela o Cianorte e pega o Operário na semifinal
| Foto: Mitsuo Jr./Cianorte

Além de chegar à semifinal após quatro anos – em 2019, terminou em quarto, mas a competição tinha um regulamento diferente e não houve semifinal – o Tubarão garantiu também uma vaga na Copa do Brasil em 2022. Seu adversário na semi será o Operário, que eliminou o Azuriz nos pênaltis em Ponta Grossa. A Federação Paranaense de Futebol marcou o primeiro jogo para este sábado (22), no estádio do Café, e a volta na segunda (24), às 20 horas, em Ponta Grossa.

Roberto Fonseca ressaltou a maneira da equipe atuar contra o Cianorte e o crescimento de produção na reta final. Com gols de Safira, Salatiel e Douglas Santos, o LEC decidiu a partida no primeiro tempo e não deu chances ao adversário. Na partida de ida, no estádio do Café, as equipes haviam empatado em 1 a 1. da competição. "Sabíamos que teríamos mais campo para jogar e isso permitiu que os nossos atacantes, que são velozes, encontrassem espaço. Tanto que os três fizeram gols", comentou. "O time cresceu na hora certa e conseguiu o objetivo também da Copa do Brasil para ter um calendário completo no ano que vem. Parabéns à diretoria, à torcida e principalmente aos jogadores".

Para o meia Matheus Bianqui, a união da equipe e as cobranças ajudaram na arrancada até a classificação. "Nos unimos muito e trabalhamos fortes. Houve cobrança da diretoria, do treinador e dos próprios atletas, porque estávamos incomodados com aquela situação de brigar na parte de baixo da tabela", frisou.

O JOGO

O LEC repetiu a postura do jogo contra o Athletico e dominou completamente o primeiro tempo. O Tubarão levou perigo e pressionou desde o início e não deu chances ao Cianorte, que começou a partida com três zagueiros, mas se mostrou totalmente frágil defensivamente.

Adenílson cobrou falta perigosa aos três e finalizou de fora da área para boa defesa do goleiro Bruno, aos sete. Aos 11, a superioridade se transformou em gol. Salatiel recebeu bola esticada na ponta esquerda, o centroavante cruzou para dentro da área e Safira pegou de primeira mandando no canto baixo direito do goleiro Bruno.

Ao tomar o gol, o técnico João Burse tirou o zagueiro Vítor e colocou o atacante Wilson Júnior. Mas o panorama não mudou. Aos 22, Safira desviou de cabeça e a bola sobrou para Salatiel. O centroavante dominou, invadiu a área, driblou o zagueiro Maurício e tocou com categoria na saída do goleiro Bruno. Belo gol do camisa 9.

Com o Cianorte atordoado, o Tubarão aproveitou para fazer o terceiro dois minutos depois. Safira arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu cruzado. Douglas Santos fechou na segunda trave e só teve o trabalho de rolar para dentro do gol.

Com a vantagem no placar, o LEC mudou a postura e deu campo ao Cianorte para explorar os contra-ataques. Apesar da pressão do rival, o Tubarão se defendeu bem e o goleiro César, que barrou Dalton após o erro na primeira partida, fez pelo menos três grandes defesas.

Pensando já na sequência da temporada, o técnico Roberto Fonseca fez as cinco alterações e poupou alguns jogadores pendurados, como o meia Adenílson. Uelber ainda acertou o travessão e desperdiçou a chance do quarto gol.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Leonardo Ferreira de Lima

Estádio: Albino Turbay

Gol: Safira, aos 11 minutos, Salatiel, aos 22, Douglas Santos, aos 24 do primeiro tempo

CIANORTE 0

Bruno; Michel, Vítor (Wilson Júnior), Maurício e Doma; Zé Vitor (Ávila), Morelli e Calabrês (Wellington); Gabriel Pereira (Tales), Pachu (Leo Muchacho) e Rael. Técnico: João Burse

LONDRINA 3

César; João Carlos, Marcondes, Lucas Costa (Zé Pedro) e Luiz Henrique; Jean Henrique, Matheus Bianqui e Adenílson (Celsinho); Douglas Santos (Wilker), Salatiel (Uelber) e Safira (Juan Matos). Técnico: Roberto Fonseca

Leia mais sobre o LEC

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link