O Londrina vai buscar na Justiça reverter o seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Após terminar a Série B em 17º lugar, com 39 pontos, dois a menos que o Figueirense, primeiro time que se salvou da queda, o Alviceleste vai recorrer ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para pedir punição ao clube catarinense pelo W.O. diante do Cuiabá.

A vitória sobre o Guarani foi fundamental para que o time fosse o primeiro da zona do rebaixamento e ainda siga alimentado uma possibilidade de mudar o resultado final do campeonato. O Londrina entrará com uma medida cautelar nesta segunda-feira (2) para que o STJD não homologue o resultado final da competição e acolha a denúncia contra o Figueirense.

O Figueira não entrou em campo para enfrentar o Cuiabá pela 17ª rodada, no dia 20 de agosto, na Arena Pantanal, e o clube do Mato Grosso foi declarado vencedor da partida por 3 a 0.

O time de Florianópolis foi denunciado no STJD no artigo 203 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por "deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”. O clube foi apenas multado em R$ 3 mil.

O Londrina entende que há margem para mais punição aos catarinenses e vai se apegar ao segundo parágrafo do mesmo artigo 203 que diz: “se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judiciante poderá aplicar a pena de exclusão da competição em disputa".

FRENTES

De acordo com o advogado do LEC, Eduardo de Vargas Neto, a tese da defesa vai atacar ainda em outras duas frentes. “Vamos nos basear no regulamento da Fifa em relação ao fair play financeiro e ao W.O, cuja legislação é mais incisiva e fala em exclusão. E ainda na questão trabalhista, sobre a falta de pagamento de salários”, frisou. “Vamos fazer um pedido sucessivo com as três teses, e se uma não for acatada, consequentemente, se analisa a próxima”.

O advogado Osvaldo Sestário, ex-presidente do LEC, e representante de vários clubes no Rio de Janeiro, afirmou que vê uma chance remota do STJD punir novamente o Figueirense, mas que existe possibilidade e que o Londrina deve investir no processo.

“Resultou em prejuízo a terceiro? Sim. O prejuízo para o Londrina foi lá atrás ou agora com o fim da competição? Se materializou agora com o rebaixamento e a permanência do Figueirense na Série B. É uma tese a ser explorada”, afirmou em entrevista à rádio Paiquerê FM 91,7.

Outro ponto levantado pelo especialista e que pode ser usado pelo Londrina é a questão de se abrir um precedente perigoso para outros clubes praticarem o W.O., já que a punição é muito branda. “Se for assim, em muitos casos será melhor não comparecer ao jogo do que arcar com as despesas de uma partida deficitária. Na justiça desportiva tudo é possível e tem que ser tentado mesmo”, apontou.

Na semana passada o gestor Sérgio Malucelli já havia antecipado que em caso de vitória na última rodada o Londrina iria mesmo aos tribunais para tentar reverter o rebaixamento. “Nós estamos otimistas e os nossos advogados também. Fizemos a nossa parte dentro de campo, que era vencer o Guarani, e agora o trabalho é nos tribunais para tentarmos reverter”, comentou o presidente Claudio Canuto.

LEC entra em férias e elenco está indefinido para 2020

Após se despedir com vitória da Série B ao vencer o Guarani no sábado (30) por 2 a 0, no estádio do Café, com gols de Léo Passos e Matheus Bianqui, o Londrina liberou os jogadores e entrou em férias no departamento de futebol profissional. A reapresentação está marcada para o dia 2 de janeiro.

Para o Campeonato Paranaense do ano que vem o LEC terá um elenco bastante reformulado e, predominantemente, jovem. Dos 19 jogadores que foram relacionados para a última partida, 12 têm contrato com o clube e devem permanecer para o início da temporada.

Os remanescentes serão os goleiros Matheus Albino e César, os laterais Raí Ramos e Victor Luiz, os zagueiros Augusto e Lucas Costa, os meias Anderson Leite, Matheus Bianqui e Danilo, além dos atacantes Paulinho Moccelin, Uelber e Júnior Pirambu.

O técnico Silvinho Canuto poderá contar ainda com nomes como Pedro Cacho, alguns garotos que virão do time sub-19 após a disputa da Copa São Paulo, e ainda com atletas que voltam de empréstimo como o zagueiro Willian Correia, o lateral Igor Miranda e os atacantes Wellisson, Safira, Devid e Miullen.

“Nós ainda não temos a definição de todo o grupo porque nós sabemos que alguns jogadores têm sondagens para sair. Mas, independentemente de quem ficar, temos que ter uma equipe competitiva, forte, já que o Paranaense é uma competição difícil e que exige muito das partes física e técnica”, afirmou o treinador alviceleste.

Entre os jogadores que podem sair, o goleiro César, o lateral Raí Ramos, o meia Anderson Leite e os atacantes Paulinho Moccelin e Júnior Pirambu têm conversas com outros clubes e podem ser emprestados durante o Estadual.

Jogadores como Charles, Neris, Léo Passos, Matheuzinho, Silvio, João Paulo e Arthur Caculé não vão continuar no próximo ano. O mesmo acontece com o capitão Germano, que não terá o seu contrato renovado. (L.F.C.)