Trabalho físico impressiona e LEC não sofre com lesões em 2025
Preparador e fisiologista revelam jogadores que têm se destacado fisicamente no dia a dia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de março de 2025
Preparador e fisiologista revelam jogadores que têm se destacado fisicamente no dia a dia
Matheus Camargo

O Londrina tem se destacado no Campeonato Paranaense por diversos fatores e um deles é o físico dos jogadores. Com 2,1 mil quilômetros de estrada percorridos na primeira fase para os jogos fora de casa e com um acúmulo de 11 partidas em 33 dias, o Tubarão saiu ileso e nenhum atleta teve lesão muscular, exceto por um desconforto do atacante Pablo, que sentiu dores na coxa após uma pancada e ficou fora de três jogos.
Responsável pelo trabalho físico dos atletas, o preparador Guilherme Strass revelou em entrevista ao programa Bate-Bola, da Paiquerê 91,7 que o trabalho tem sido positivo e que alguns jogadores chamam a atenção no dia a dia. Segundo o profissional, o veterano Wallace, de 37 anos, e o próprio Pablo, de 22, se destacam por motivos diferentes no quesito.
“O Wallace, com a idade que tem, você pensa: ele teve uma temporada com 54 jogos no Brusque (em 2024). E como você pensa o trabalho com o atleta? Ele não tem como treinar como o Caio (companheiro de zaga de 20 anos) treina, mas quando você vê ele treinando em campo, logo se entende o porquê de ele ter conseguido jogar tantos jogos. É mais fácil com ele porque ele se conhece pela característica, pelo tempo que tem no futebol, pela experiência dele”, disse o preparador físico do Londrina, que seguiu.
“Individualmente, até brinco com algumas situações, quem é um cavalo é o Pablo. Ele tem uma característica física individual. Não faz muita musculação, mas isso é próprio dele. Por exemplo, trabalhei no Maringá e me impressionei com o Matheus Bianqui (ex-Londrina, atualmente no Coritiba), é muito parecido com o Pablo. Ele tem uma característica física impressionante. O Pablo tem um pouco disso. Ele performa muito no dia a dia, e essa é uma característica individual dele”, elogiou Strass.
Veteranos elogiados
Na mesma entrevista, o fisiologista do Londrina, Thiago Chinelato, elogiou os experientes Wallace e Alison e explicou como é o dia a dia para não perder o controle em relação aos dois jogadores.
“O Wallace é até fácil porque ele se conhece muito. Ele é um cara que treina de verdade, nunca chega treinando abaixo e é muito inteligente. Todos sabem da história dele, é um cara bem inteligente. Na comparação dele com o Caio, os números de jogo dele muitas vezes são melhores que os do Caio. Não que os do Caio estejam abaixo, mas muitas vezes o jogo pede mais do Wallace, e ele consegue responder. Ele se conhece. Se ele estiver mais cansado, ele deixa de fazer um recreativo, pede para não fazer, porque se conhece. Às vezes, um atleta mais novo, como o Pablo, por exemplo, precisamos até segurar, fazer ele tirar o pé”, explicou o profissional do time alviceleste.
“O Alison é parecido com o Wallace na questão do profissionalismo. Ele é muito profissional, o que facilita muito para a gente. Ele teve lesões no joelho, mas nunca teve uma lesão muscular na carreira, o que é interessante. Essa parada (após a classificação contra o Cianorte) foi muito boa para ele treinar, que é algo que ele também precisa. Querendo ou não, o nível de força vai caindo”, destacou Chinelato, lembrando das cinco cirurgias no joelho que Alisou passou na carreira por rompimentos de LCA (Ligamento Cruzado Anterior).
“Nós conversamos muito com ele. Temos a preocupação de que, se ele estiver muito cansado, possa acabar tendo uma lesão ligamentar, o que às vezes acontece quando o músculo não reage bem. Mas ele é um cara tranquilo, que treina quando tem que treinar e faz tudo 100%, sem economizar. Precisava de sequência de jogo e está tendo”, seguiu.
Com os veteranos Alison e Wallace e o jovem Pablo em campo, o LEC enfrenta o Operário no sábado (15), às 16h, no Germano Kruger, pela ida da semifinal do Campeonato Paranaense. A volta será na terça-feira (18), às 20h, no estádio do Café. A outra semifinal será disputada em Maringá e Athletico domingo, 18h, no Willie Davids, em Maringá.

