Imagem ilustrativa da imagem ‘Time-base’ do LEC na Série B tem titulares negociados pós Copa América
| Foto: Luiz Gustavo Andrade

O Londrina foi feliz e não sabia até pouco antes do final do primeiro turno da Série B. Tanto é que até a 15ª rodada o time então comandado por Alemão estava no G4. Na rodada seguinte, vieram o empate contra o Criciúma e a saída do bloco dos quatro primeiros, e a queda livre começou a ser desenhada.

Curioso é saber que o time-base do Tubarão na desastrada campanha que culminou no rebaixamento para a Série C, ou seja, a formação com os jogadores que mais atuaram como titulares em suas respectivas posições ao longo das 38 rodadas, tem Safira e Anderson Oliveira no ataque – os dois foram alguns dos que acabaram saindo do clube no meio da competição. Oliveira foi negociado com o Portimonense, de Portugal, enquanto Safira acabou sendo emprestado para o CSA, que disputou a Série A e também foi rebaixado. Os dois jogadores, assim como Dagoberto, titular em quatro jogos, faziam parte do time que chegou a ficar entre os quatro primeiros nas 15 rodadas iniciais. Um período de alegria fugaz para a torcida alviceleste.

Levantamento feito pela FOLHA mostra que os 11 que mais começaram jogando foram Matheus Albino; Raí Ramos, Augusto, Marcondes e Felipe Vieira; Germano, Anderson Leite e Higor Leite; Paulinho Moccelin, Anderson Oliveira e Safira (veja na arte abaixo de Gustavo Andrade). Ainda que o futebol seja o esporte popular mais ilógico que exista, difícil imaginar que essa formação poderia vir a terminar o campeonato em 17º lugar, com o maior número de derrotas (21) entre os 20 participantes da Série B.

Vale lembrar que boa parte da torcida apontou o “desmanche” sofrido pós-Copa América como uma das razões para o rebaixamento. Pela ordem, Germano, com 29 jogos, Raí Ramos (26) e Higor Leite (22) foram os que mais atuaram como titulares. Em contrapartida, o goleiro Emerson, o meia Danilo e os atacantes João Paulo, Diego e Carlos Henrique começaram jogando apenas uma vez cada.