Um ano e nove meses depois o técnico Claudio Tencati está de volta ao Londrina. O treinador reassume o comando do Alviceleste nesta quinta-feira (22) no lugar de Alemão, que foi demitido em razão da queda de rendimento da equipe nas últimas rodadas da Série B.

Tencati deixou o LEC no fim da Série B de 2017, depois de ficar quase sete anos no clube. Neste intervalo treinou o Atlético Goianiense e o Vitória, mas não conseguiu repetir o trabalho realizado no Tubarão. No time baiano, ficou apenas três meses e foi demitido em maio após comandar o clube em somente sete jogos.

“Sempre afirmei que se coincidisse de eu estar parado e o Londrina precisando, eu voltaria com certeza. Pelo que é o Londrina, pelo projeto e pelo que eu conheço do clube, que é viável e um lugar bom para trabalhar”, afirmou o treinador em entrevista a FOLHA. O auxiliar Aléssio Antunes também retorna.

Nos três anos que comandou o LEC na Série B, Tencati fez boas campanhas e deixou o time brigando pelo acesso até as últimas rodadas. O treinador reconheceu que o desafio agora será maior e a cobrança também. “O que passou, passou. São outros desafios e sei que a cobrança será muito maior. Mas volto com muita alegria e vontade de vencer. Estou feliz e super motivado para começar a trabalhar logo”. O treinador será apresentado no CT na quinta-feira a tarde e já comanda o time no jogo de sábado (24) contra o São Bento, no estádio do Café.

A demissão de Alemão começou a ser discutida após a derrota na terça-feira (20), em Ribeirão Preto, para o Botafogo por 2 a 1. Uma reunião entre a diretoria e o treinador no início da tarde de quarta (21) selou a saída do ex-comandante.

Tencati já comanda o Londrina no jogo contra o São Bento no sábado
Tencati já comanda o Londrina no jogo contra o São Bento no sábado | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube 11-09-17

“Alemão fez um grande trabalho, superou até as nossas próprias expectativas e deixou a equipe melhor posicionada neste momento do que nos três anos anteriores, além de ter revelado vários jovens jogadores”, ressaltou o gestor Sérgio Malucelli. “Mas o rendimento do time caiu muito após a Copa América e resolvemos mudar. Precisávamos fazer alguma coisa e tomara que a mudança dê certo”.

A decisão de encerrar o ciclo de Alemão acabou facilitada também em razão de Tencati estar desempregado, o que agilizou a negociação para o seu retorno. “O Tencati conhece todo mundo no clube e o mais importante é que tem a confiança da diretoria”, frisou Malucelli.

Alemão deixa o Londrina na oitava colocação do Brasileiro, com um aproveitamento de 49%. Porém, nas últimas dez partidas o time venceu apenas duas e, com a derrota para o Botafogo, o LEC completou quatro partidas sem vitória – dois empates e duas derrotas. Depois de ter frequentado o G4 por 12 rodadas, a equipe perdeu contato com os primeiros colocados, em razão da queda de rendimento.

“Infelizmente não conseguimos os resultados e também não jogar tão bem. Mas saio com a consciência tranquila porque o trabalho foi bem feito, pelo tempo que ficamos entre os primeiros na Série B, campanha histórica na Copa do Brasil, pela revelação de atletas”, apontou o ex-treinador. “Agradeço muito a oportunidade que o Londrina e a SM me deram”. Junto com Alemão, o auxiliar Rodrigo Pozzi também deixa o clube.

Alemão dirigiu o LEC em 34 partidas entre Paranaense, Copa do Brasil e Brasileiro, com 15 vitórias, dez empates e nove derrotas e teve um aproveitamento geral de 54%.

REFORÇO

O Londrina acertou a contratação do centroavante Júnior Pirambu, 25 anos. O jogador foi campeão da Série D do Brasileiro pelo Brusque (SC) e artilheiro da competição com dez gols, em 16 partidas. De acordo com Sérgio Malucelli, outros reforços serão anunciados ainda esta semana. “Todos estes nomes que estamos negociando já foram repassados ao Tencati, que aprovou a chegada dos atletas”, garantiu o gestor.