O técnico Silvinho Canuto terá em 2021 a grande oportunidade da carreira ao assumir o comando do Londrina. Depois de dirigir a equipe em duas situações emergenciais, o treinador terá a chance de iniciar o trabalho e dar o primeiro passo para alavancar a sua trajetória fora de campo.

"Desde a base sempre gostei de equipes ofensivas, leves, que criem muitas oportunidades e com marcação forte", afirma Silvinho
"Desde a base sempre gostei de equipes ofensivas, leves, que criem muitas oportunidades e com marcação forte", afirma Silvinho | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Em entrevista à FOLHA, o comandante alviceleste, de 44 anos, reconhece que a temporada deve trazer muitas dificuldades ao Tubarão, mas se diz esperançoso com o trabalho que está começando e pede o apoio da torcida, sobretudo na Série B do Campeonato Brasileiro, competição que o clube volta a disputar após um ano na terceira divisão.

"É a grande chance que eu tenho de começar um trabalho no time principal e em um clube do tamanho do Londrina. Vivo o dia a dia do LEC desde que assumi o time juvenil e depois os juniores. A expectativa é grande de fazer um grande trabalho e dar seguimento a minha carreira", ressalta.

O Londrina está na segunda semana de preparação para a estreia no Paranaense no dia 28 de fevereiro diante do Maringá. Canuto se diz satisfeito com os cinco reforços confirmados até agora, mas reconhece a importância da chegada de mais peças. Com tempo para trabalhar, o treinador espera conseguir colocar em prática a sua filosofia.

"Desde a base sempre gostei de equipes ofensivas, leves, que criem muitas oportunidades e com marcação forte. A reposta nos treinos tem sido boa e espero que tudo que temos de ideia possa ser colocada dentro de campo".

Silvinho Canuto foi efetivado no comando do Londrina após dirigir a equipe no último jogo da Série C, que garantiu o acesso para a Série B. Substitui a Alemão, que também teve uma trajetória de jogador e treinador no clube. Mesmo com o acesso, Alemão foi muito criticado por boa parte da torcida e acabou demitido.

"O torcedor quer ver treinadores e jogadores de nome, mas se estamos tendo esta chance é porque conhecemos o clube. A nossa função é fazer o melhor e conquistar a confiança. Sabemos das dificuldades, mas é importante também que o torcedor compre a ideia e para isso o trabalho tem que ser bom e os resultados também", comenta.

Competições

O treinador reconhece que o Campeonato Paranaense tem se desvalorizado a cada ano, mas entende que a competição pode ser uma boa oportunidade para preparar bem o elenco para o restante da temporada. "Infelizmente o Paranaense tem se enfraquecido, até porque não há investimento da federação nos clubes. Mas temos que nos preparar porque será um campeonato difícil e usar este período visando a Copa do Brasil e a Série B", aponta.

O Brasileiro é o grande objetivo do LEC na temporada. A Série B começa no dia 29 de maio e o clube terá pela frente adversários de tradição como Cruzeiro e Botafogo e ainda vai precisar superar os problemas financeiros. "O Londrina teve muitas dificuldades na Série C, até em razão da pandemia. E, por isso, o clube começa o ano com algumas pendências financeiras que vêm de 2020. Vamos ter que errar o mínimo possível na Série B e sermos o mais perfeito possível na competição", ressalta. "Precisamos de jogadores que entendam a Série B e que saibam das dificuldades que vamos enfrentar. Temos primeiro que nos organizar para não cair e depois pensar em algo melhor, que pode ser o acesso".

Leia mais sobre o LEC