O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decide nesta quinta-feira (9) o destino do Londrina na Série B do Campeonato Brasileiro. O tribunal no Rio de Janeiro vai julgar o processo do LEC que pede punição ao Figueirense pelo W.O. contra o Cuiabá no ano passado. Em caso de perda de pontos, o time catarinense será rebaixado no lugar do Alviceleste para a Série C em 2020.

O tribunal desportivo se reúne pela primeira vez no ano a partir das 11h. A ação do Londrina é uma das dez que serão julgadas na quinta-feira. A medida inominada apresentada pelo LEC no fim do ano passada foi acatada pelo presidente da corte, Paulo César Salomão Filho, e agora será analisada pelo Pleno do Tribunal. O relator do processo é o auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva.

Londrina e Figueirense lutam na justiça para se manterem na série B
Londrina e Figueirense lutam na justiça para se manterem na série B | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

A defesa do Londrina sustenta que o W.O. do Figueirense foi provocado por falta de pagamento de salários dos jogadores e, com isso, o clube infringiu a regra do fair play financeiro. Para o LEC, o Figueira fez acordos não cumpridos na Justiça do Trabalho com atletas e até hoje não quitou as dívidas e, por isso, pede a perda de pelo menos três pontos, o que rebaixaria o time catarinense.

Após o W.O., o Figueirense foi denunciado no STJD, mas teria comprovado a quitação dos salários atrasados e foi multado em apenas R$ 3 mil.

Saiba mais sobre o LEC