O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julga em primeira instância nesta quinta-feira (4) o Brasil de Pelotas pela denúncia de não cumprimento do fair-play financeiro na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Em caso de punição, com a perda de pontos do time gaúcho, o Londrina pode se manter na segunda divisão em 2020.

O Brasil será julgado em três artigos. O 114 do Regulamento Geral da CBF, que trata do cumprimento do fair-play financeiro, artigo 17 do Regulamento Específico da Série B, que prevê perda de até três pontos por partida quando há atraso salarial de, no mínimo, 30 dias, e o artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) - prevê punição ao clube que desrespeitar um dos dois regulamentos acima.

A denúncia partiu de quatro jogadores do Brasil, e o julgamento, que será virtual, ocorre na Terceira Comissão Disciplinar do STJD. Como interessado na ação, o Londrina foi incluído no processo, que já teve uma primeira audiência em março, mas foi suspenso para o anexo de mais documentos.

"O Londrina espera que a justiça seja feita porque a falta de fair-play financeiro desequilibra a competição. Assim como no processo contra o Figueirense, este também tem indícios de fraude processual, já que foram anexadas declarações de atletas tentando isentar o clube, o que posteriormente não se confirmou, pois não houve o cumprimento dos acordos", afirmou o advogado do LEC, Paulo Schmitt.

O Brasil terminou a Série B na 14ª colocação, com 44 pontos, enquanto o Londrina foi o 17º, com 39. Em caso de perda de pelo menos seis pontos, o time gaúcho seria rebaixado para a Série C no lugar do Tubarão. Depois de ver a sua tentativa de punição ao Figueirense, que proporcionou um W.O na Série B de 2019, frustrada, o LEC joga todas as suas esperanças neste julgamento para permanecer na segunda divisão.

Como se trata de um julgamento em primeira instância, independentemente do resultado na Terceira Comissão Disciplinar, cabe recurso ao Pleno do STJD.

Leia mais sobre o LEC