A Procuradoria Geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) arquivou a denúncia do Londrina contra o Figueirense por atrasos nos salários dos jogadores e pelo W.O. na série B do Brasileiro do ano passado. No início do mês, o Pleno do Tribunal já não havia acatado uma liminar do LEC pedindo a perda de pontos do time catarinense.

No seu despacho, a Procuradoria destacou que o Londrina não possui legitimidade para ingressar com um pedido de Notícia de Infração por falta de fair play financeiro. O artigo 17 do regulamento da Série B do Brasileiro cita que essa medida deve ser apresentada por atleta ou por sindicato da categoria.

Imagem ilustrativa da imagem STJD arquiva denúncia do Londrina contra o Figueirense
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Na denúncia, o LEC alega que o Figueira fez acordos de fachada com os jogadores e, em muitos casos, até hoje não cumpriu com o pagamento de salários.

Procurado pela FOLHA, o advogado do Alviceleste, Paulo Schmitt, se mostrou surpreso com a decisão da Procuradoria e afirmou que o clube está analisando as possibilidades de recursos. "Podemos entrar com um pedido de reconsideração para tentar sensibilizar o procurador-geral. A fraude é evidente e clara como a luz do sol", frisou.

Apesar de ter arquivada a denúncia, a Procuradoria determinou que o Figueirense se manifeste, no prazo de até três dias, sobre as alegações de fraude das declarações dos atletas de quitação dos salários.

"...mesmo que duvidosa a legitimidade do Londrina e mesmo não havendo provas cabais de coação do Figueirense, mas por se tratar de infração de elevada gravidade, determinou a intimação do Figueirense para se manifestar sobre o caso no prazo de até três dias", escreveu no despacho a Procuradoria do STJD.

Leia mais sobre o LEC