O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) absolveu o Brasil de Pelotas de não cumprimento do fair-play financeiro e com isso o Londrina permanece na Série C do Campeonato Brasileiro.

Brasil de Pelotas foi absolvido pelo STJD e permanece na série B
Brasil de Pelotas foi absolvido pelo STJD e permanece na série B | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Em julgamento remoto realizado nesta quinta-feira (4), a Terceira Comissão Disciplinar, por 4 votos a 1, desconsiderou a denúncia contra o Brasil por falta de pagamento de salários ao longo da Série B do ano passado.

Além da relatora, Alessandra Paiva, votaram pela absolvição o presidente da Comissão, Sergio Leal Martinez, e os auditores José Marcelo Nascimento e Jurandir Sousa. O único voto contrário foi do auditor Marcio Torres, que pediu a punição do Brasil com a perda de seis pontos e multa de R$ 15 mil.

O clube gaúcho foi denunciado em três artigos. O 114 do Regulamento Geral da CBF, que trata do cumprimento do fair-play financeiro, artigo 17 do Regulamento Específico da Série B, que prevê perda de até três pontos por partida quando há atraso salarial de, no mínimo, 30 dias, e o artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) - prevê punição ao clube que desrespeitar um dos dois regulamentos acima.

Em sua defesa, o advogado do Londrina, Paulo Schmitt, argumentou que houve violação das normas do fair-play financeiro e afirmou que o clube vai procurar todas as instâncias em busca da justiça.

"Esperamos uma apuração rigorosa, seja aqui nesta Comissão, no Pleno do STJD, no CAS (Corte Arbitral do Esporte) e até na Fifa. Porque quem paga em dia está sendo punido e quem não paga arruma uma forma de não ser punido", declarou.

O Brasil terminou a Série B na 14ª colocação, com 44 pontos, enquanto o Londrina foi o 17º, com 39.