Silvinho Canuto aguardava há tempos a oportunidade de assumir o comando técnico do Londrina. O treinador terá essa chance a partir do Campeonato Paranaense de 2021.

Titular em todos os jogos da série C, o goleiro Dalton vai permanecer no LEC em 2021
Titular em todos os jogos da série C, o goleiro Dalton vai permanecer no LEC em 2021 | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Será a primeira vez que ele conseguirá iniciar um trabalho à frente do time principal, já que nas duas vezes em que dirigiu o Tubarão assumiu em condições de muita pressão e com pouco tempo para treinar.

"É uma oportunidade que eu estava aguardando faz muito tempo, principalmente depois da Série B de 2019. Aproveitei bastante o tempo em que fiquei de treinador dos juniores e também de auxiliar no profissional para me aperfeiçoar. Quero aproveitar a chance da melhor maneira possível", afirmou o treinador em entrevista à FOLHA.

Meia revelado no Londrina nos anos de 1990, Silvinho jogou ainda no Athletico, Guarani e Internacional, além de seis temporadas no futebol japonês. Trabalhou em duas oportunidades no LEC como treinador da base, sendo campeão estadual com o time sub-20, em 2019.

Em 2020, viveu situação inusitada no clube. Foi auxiliar do técnico Alemão, mas acabou sendo desligado no fim da temporada. No entanto, foi convidado para dirigir o time no jogo decisivo da Série C contra o Remo.

Expectativa

O Campeonato Paranaense será um laboratória também para Silvinho. O treinador terá um mês para preparar a equipe até a estreia no dia 28 de fevereiro contra o Maringá. A reapresentação do elenco ocorre na próxima segunda-feira (1º).

Silvinho Canuto entende que o LEC tem uma boa base formada e isso pode ser um diferencial na disputa do Estadual. "Eu enxergo uma competição muito difícil, talvez seja uma das melhores dos últimos anos, apesar das dificuldades financeiras dos clubes. Mas entramos com uma base boa e espero aproveitar bem esse mês pra colocar uma equipe bem competitiva logo na estréia", frisou.

Silvinho poderá contar com vários jogadores remanescentes da Série C, como o goleiro Dalton, o zagueiro Marcondes, os meias Matheus Bianqui, Adenílson e Celsinho, além dos atacantes Carlos Henrique e Douglas Santos.

Comemoração

Como se fosse uma vitória do Londrina, o torcedor alviceleste comemorou bastante nas redes sociais o rebaixamento do Paraná Clube e do Figueirense para a Série C na terça-feira (26). Os dois clubes caíram na penúltima rodada da Série B. O Tricolor foi rebaixado após perder para o lanterna Oeste por 1 a 0, gol marcado pelo ex-lateral do LEC Raí Ramos. Já o time catarinense caiu mesmo sem ter entrado em campo. Como o Vitória venceu o Botafogo-SP, o Figueira ficou sem chances de escapar na última rodada.

A rivalidade entre Londrina e Figueirense se acirrou na Série B de 2019, quando o Alviceleste denunciou os catarinenses no STJD, em razão de um W.O. na competição. O Tribunal, no entanto, absolveu o time de Florianópolis e o LEC acabou rebaixado.

"Apenas pagando o que era pra ter acontecido em 2019 quando se livraram em um tapetão absurdo. Justiça tarda mas não falha", escreveu um torcedor do Londrina

Leia mais sobre o LEC