A esperança do torcedor de voltar a ter alegrias com o “novo” Londrina, por enquanto, está apenas na vontade. Com a temporada ainda no início, o time já vive momento delicado, com a luz vermelha acesa com a possibilidade de cair para a Divisão de Acesso do Paranaense. Faltando cinco rodadas para o final da primeira fase do Estadual, o LEC segue na penúltima colocação, com apenas quatro pontos.

Mas a situação pode piorar nesta segunda-feira (5). O São Joseense, lanterna, tem dois pontos, porém, joga à noite contra o Maringá, que ainda não foi derrotado. Se vencer, empurra o Tubarão para a última posição da tabela. Neste fim de semana o Alviceleste teve a oportunidade de garantir a primeira vitória na competição em cima do Cascavel, porém, levou um banho de água fria. Após dominar o primeiro tempo e fazer uma apresentação segura, marcando 1 a 0, o time levou o empate aos 48 do segundo tempo.

São quatro igualdades e dois reveses no campeonato. “Vamos ter que lutar com os jogadores que temos e reconhecer que eles têm qualidade, se apoiar nas qualidades e não nos pequenos erros, nas pequenas irregularidades. É buscar pontuar para escapar da parte de baixo da tabela que ainda nos incomoda bastante”, reconheceu em entrevista coletiva o técnico Emerson Ávila, que também citou a escassez de opções no banco de reservas.

O LEC ainda terá pela frente para tentar, pelo menos, garantir a permanência na primeira divisão do Estadual do ano que vem, PSTC e Andraus, fora, e Athletico, Azuriz e Maringá, no estado do Café. O próximo desafio para enfim desencantar é na quarta-feira (7), contra o PSTC, em Alvorada do Sul, no estádio Álvaro Alves. “Fizemos um bom jogo [contra o Cascavel], vamos levar para casa uma boa exibição para que consigamos, na quarta-feira, novamente fazer outro bom jogo e, quem sabe, buscar a vitória que estão todos esperando”, projetou. No sábado, o PSTC foi goleado por 4 a 0 pelo Athletico, na Ligga Arena.

NA BRONCA

Das seis partidas disputadas até agora, quatro foram longe de casa, o que tem gerando incômodo em Ávila, que não poupou críticas à tabela. “Desconheço qualquer campeonato dos regionais em que, na sétima rodada, o time vai ter feito cinco jogos fora de casa. Isso, sinceramente, não existe. Talvez, na hora que começarmos a jogar em casa, será que vamos estar com força ainda para lutar? Essa que é a minha indignação”, lamentou.

DESFALQUE

O treinador não poderá contar no duelo com Marthã, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Outra preocupação é a condição física de Luís Felipe, o que levaria ao improviso na zaga, o que já teve que ser feito na etapa complementar diante da Serpente. “Nosso trabalho com os que não vêm atuando muito é de uma intensidade altíssima. A ideia é de sempre os preparar para o momento do jogo. Quem entrar no próximo jogo quereremos que possa cumprir bem a função designada por nós.”