Se a penúltima colocação e o rebaixamento na Série B no ano passado ainda machucam o coração do torcedor alviceleste, o retrospecto do Londrina no Brasileiro da Série C dá esperança à torcida que 2024 pode ser melhor. O LEC vai jogar a terceira divisão nacional pela quarta vez na sua história. Em três participações até aqui, o Tubarão conseguiu o acesso em duas oportunidades.

Jogadores do LEC comemoram no gramado do Mangueirão, em Belém, o acesso para a Série B após vitória contra o Remo em janeiro de 2021
Jogadores do LEC comemoram no gramado do Mangueirão, em Belém, o acesso para a Série B após vitória contra o Remo em janeiro de 2021 | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

A Série C foi criada pela CBF em 1981, mas deixou de ser disputada em vários anos. Foram 33 edições até aqui e a competição é realizada de forma ininterrupta desde 2001. A estreia do LEC na terceirona foi em 2005. O clube vivia um momento delicado do ponto de vista financeiro, sobretudo pela queda no ano anterior.

Leia mais sobre o LEC

Londrina estreia fora de casa no Brasileiro da Série C

LEC encaminha para finalização da SAF e promete novo CT em um ano

Comandado por Roberto Fonseca, o Londrina fez boa campanha na fase inicial. Terminou em primeiro lugar do grupo, que tinha Cianorte e Cene e Operário, ambos do Mato Grosso do Sul. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota.

No mata-mata da segunda fase, eliminou o Paranoá (DF). Após uma vitória para cada lado pelo placar de 1 a 0, o Tubarão avançou nos pênaltis. Já no confronto seguinte, o Alviceleste ficou pelo caminho. Enfrentou outro representante do Distrito Federal, o Ceilândia, e perdeu os dois jogos, com placar agregado de 4 a 0.

Com campanhas ruins nos Paranaenses seguintes - foi rebaixado em 2009 -, e muitos problemas financeiros e administrativos, que resultaram até em uma intervenção judicial em 2009, o LEC voltou a jogar a Série C somente em 2015.

O departamento de futebol era gerido pela SM Sports e sob o comando de Claudio Tencati, o Tubarão fez campanha impecável e chegou até a decisão. O time terminou na liderança da primeira fase, com 34 pontos em 18 jogos. Foram nove vitórias, sete empates e duas derrotas.

No duelo que valia o acesso, o LEC passou pelo Confiança. Empatou o primeiro jogo em Aracaju e venceu no estádio do Café lotado por 1 a 0, gol do zagueiro Luizão. Festa da torcida alviceleste que comemorava a volta para a Série B depois de 11 anos.

Na semifinal, passou pelo Tupi (MG) nos pênaltis, após dois empates. A grande decisão foi contra o Vila Nova. O Tubarão ganhou no estádio do Café por 1 a 0, gol de Zé Rafael, hoje no Palmeiras, mas sucumbiu no Serra Dourada e perdeu por 4 a 1, desperdiçando a chance do título.

Depois de ficar quatro anos na Série B e brigar pelo acesso para a elite do futebol brasileiro em duas temporadas, o LEC voltou a ser rebaixado em 2019 e no ano seguinte jogou a Série C pela terceira vez.

O ano de 2020 marcou o auge da pandemia da Covid-19, que atingiu diretamente os clubes de futebol. Jogando com portões fechados e com redução nas receitas, as equipes tiveram muitos problemas financeiros e o Londrina não foi diferente. Apesar disso, o Alviceleste chegou ao objetivo e conseguiu o acesso.

A Série C começou com Alemão no comando técnico e terminou com Silvinho no jogo que determinou a volta para a Série B. O LEC foi o terceiro colocado na primeira fase com 29 pontos. Foram oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

A segunda fase foi disputada em dois grupos de quatro. O Tubarão enfrentou Remo, Paysandu e Ypiranga (RS). Remo foi o primeiro da chave e o Alviceleste o segundo, com nove pontos - duas vitórias, três empates e uma derrota. Os dois garantiram o acesso para a Série B.

A volta para a segunda divisão veio no jogo final em Belém, que foi realizado em janeiro de 2021. O Remo já estava garantido e o Londrina precisava vencer e a vitória aconteceu já nos acréscimos, com um gol contra do zagueiro Alemão.

A quarta participação do LEC na Série C começa a partir do dia 20 de abril. A estreia será diante do Confiança, em Aracaju. Será necessário passar por 19 jogos na primeira fase e mais seis na segunda para conseguir o acesso. O torcedor espera que o resultado final seja como nas duas últimas vezes em que jogou a competição.

AMISTOSO

O Londrina confirmou o amistoso contra o Corinthians para a quarta-feira (27), às 20h, no estádio Olímpico, em Cascavel. O jogo deixou de ser realizado no estádio do Café, em razão de manutenção no gramado. Os ingressos para o amistoso podem ser comprados através do site www.ingressonacional.com.br, com valores que variam de R$ 70 a R$ 160.

O LEC anunciou o segundo reforço para a Série C. O atacante Iago Teles, 23 anos, chega por empréstimo do Guarani até o fim da temporada. O Alviceleste já tinha confirmado o meia Giancarlo.