O rebaixamento com três rodadas de antecedência foi a consequência de uma campanha desastrosa do Londrina na Série B. O desempenho foi o pior dentro da era SM Sports, que começou em 2011, e também o mais fraco desde que o LEC retornou a Série B, em 2016. Nem a vitória na última rodada sobre o Botafogo, amenizou o fiasco ao longo da temporada.

Vitória contra o Botafogo na última rodada não apagou a campanha vexatória do Londrina na Série B
Vitória contra o Botafogo na última rodada não apagou a campanha vexatória do Londrina na Série B | Foto: João Victor Menezes de Souza / Agência Botafogo

O Tubarão terminou o Brasileiro em penúltimo lugar, com apenas 31 pontos e aproveitamento de 27%. O ABC, lanterna, fechou com 24% dos pontos disputados. Como comparação, quando caiu em 2019, o LEC somou 39 pontos e teve 34% de aproveitamento.

Os números não mentem sobre o desempenho vergonhoso do alviceleste na competição. Foram somente sete vitórias, 10 empates e 21 derrotas. O LEC foi o time que mais perdeu no Brasileiro - o ABC fechou com 20 derrotas -, o que mais sofreu gols (58) e o que teve o pior saldo (-27). Marcou 31 gols, o terceiro pior ataque da Série B.

A Série B de 2023 foi a última competição sob o comando da SM Sports. O Londrina já comunicou o parceiro da sua intenção de rescindir o contrato, válido até dezembro de 2025. As partes estão negociando os pontos para o distrato, que deve ser oficializado ao longo da semana.

A partir da rescisão, o futebol ficará sob a responsabilidade da diretoria executiva, até o surgimento de uma nova parceria ou da negociação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube terá que se reorganizar do ponto de vista estrutural, financeiro e administrativo e também técnico para se fortalecer em 2024 e tentar voltar a Série B já no próximo ano, assim como fez em 2020.

A consequência dos resultados ruins este ano se reflete no calendário enxuto na próxima temporada. O LEC vai disputar apenas o Paranaense e a Série C, que para os clubes que não se classificam para a segunda fase dura somente até agosto. Os repasses feitos pela CBF para os clubes que jogam a terceira divisão deve girar em torno de R$ 1 milhão em 2024, 10% do que o LEC recebeu este ano na Série B. Fora também da Copa do Brasil, em razão de ter sido apenas o 10º colocado no Campeonato Paranaense, o Londrina vai perder uma outra fonte de renda importante.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068