Depois de fracassar nas primeiras competições do ano, o Londrina aposta em uma recuperação a partir do Campeonato Brasileiro da Série B, o seu grande objetivo na temporada. De técnico novo e com o elenco sendo reformulado, o Tubarão espera aproveitar bem o período de preparação para começar com o pé direito o Nacional, que tem início previsto para o dia 14 de abril.

Coritiba e Criciúma fizeram um jogo equilibrado no Couto Pereira e os paranaenses levaram a melhor nos pênaltis sobre o time de Claudio Tencati
Coritiba e Criciúma fizeram um jogo equilibrado no Couto Pereira e os paranaenses levaram a melhor nos pênaltis sobre o time de Claudio Tencati | Foto: W9 Press/Folhapress

O LEC terá um mês de treinamentos agora sob o comando de Alexandre Gallo, apresentado na terça-feira (14), até o seu jogo inaugural que será contra o ABC de Natal, no estádio do Café. A CBF ainda não confirmou as datas e os horários das partidas da primeira rodada.

Leia também

No Londrina, Gallo busca acesso e visibilidade

Assim como o Londrina, alguns adversários do Tubarão também começaram a temporada mal, enquanto outros seguem firmes na busca por títulos regionais antes de começaram a disputa da Série B. A FOLHA traz um panorama do momento dos cinco primeiros rivais alvicelestes na competição mais importante do ano para o clube.

ABC

Maior campeão estadual do Brasil - 57 títulos - e atual campeão Potiguar, o ABC volta à Série B depois de seis anos e tem como objetivo principal evitar os constantes rebaixamentos que marcaram o clube nos últimos anos. A equipe de Natal aposta no trabalho do técnico Fernando Marchiori, responsável pelo vice-campeonato da Série C do ano passado e do título do Rio Grande do Norte em 2022.

Nesta temporada, o ABC está no quadrangular final do Estadual e faz o clássico contra o América no domingo (19). Na Copa do Brasil, o time está na segunda fase e joga nesta quinta-feira (16) diante do Vasco, em São Januário. Na Copa do Nordeste, é vice-líder do grupo B, com 11 pontos. No elenco, tem o goleiro Simão e o meia Felipe Garcia, que até o ano passado jogavam no Operário.

CHAPE

O segundo adversário do LEC será a Chapecoense, que tenta retomar o caminho de sucesso de anos passados. Na Série B de 2022 foi apenas a 14ª colocada e começou o ano, assim como o Londrina, fracassando na Copa do Brasil, quando caiu logo na estreia para o rival local Marcílio Dias.

A campanha no Catarinense é boa. O time foi o segundo na fase de classificação e enfrenta o Barra em duas partidas pelas quartas de final. O duelo começa no domingo. A Chape contratou o técnico Bruno Pivetti, que fez bom trabalho no Tombense em 2022, para tentar levar o time de volta à Série A. A Chape estreia no Brasileiro contra o Mirassol, fora de casa.

LEÃO

Na terceira rodada, o Tubarão também joga fora de casa e vai a Salvador encarar o Vitória, que retorna à Série B após duas temporadas. O rubro-negro baiano tem um início de ano para esquecer. Sem vaga na semifinal do Campeonato Baiano, eliminado pelo Nova Iguaçu (RJ) na primeira fase da Copa do Brasil e sem chances de classificação também na Copa do Nordeste.

Os resultados ruins derrubaram o técnico João Burse, ex-Cianorte, e Léo Condé, que fez bom trabalho no ano passado no Sampaio Corrêa, foi o escolhido. Sem calendário, o Vitória faz uma espécie de intertemporada de olho na Série B. O Vitória estreia contra a Ponte Preta, em Salvador.

TIGRE

O LEC vai reencontrar o técnico Claudio Tencati na quarta rodada, quando recebe o Criciúma, no estádio do Café. Assim como fez no Alviceleste, Tencati vai escrevendo seu nome na história do clube catarinense, onde está desde o segundo semestre de 2021. Depois da boa campanha na Série B do ano passado - 8º lugar - e do título da segunda divisão de Santa Catarina, o Tigre está nas quartas de final do Catarinense e vai enfrentar o Avaí.

Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase pelo Coritiba na terça-feira (14), no Couto Pereira, nos pênaltis, após empate por 1 a 1. O clube levou de volta o meia Marquinhos Gabriel, destaque em 2022, e contratou ainda o atacante Eder, ex-São Paulo. O Criciúma estreia na Série B diante do Tombense, no Heriberto Hülse.

DRAGÃO

Na quinta rodada o Londrina vai a Goiânia encarar o Atlético, um dos rebaixados da série A. O Dragão já trocou de treinador e anunciou Mozart para o lugar de Eduardo Souza. O treinador estrearia na noite de ontem no duelo contra o Volta Redonda pela segunda fase da Copa do Brasil.

No Campeonato Goiano, o Atlético tem boa vantagem na semifinal sobre o Aparecidense. Ganhou a primeira partida fora de casa por 2 a 1 e define a sua classificação no jogo de volta, no domingo, em Goiânia.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link