Primeiros rivais do LEC vivem momentos distintos antes da Série B
Folha traz um panorama do momento vivido pelos cinco primeiros adversários do Londrina no Brasileiro que começa em abril
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de março de 2023
Folha traz um panorama do momento vivido pelos cinco primeiros adversários do Londrina no Brasileiro que começa em abril
Lucio Flávio Cruz
Depois de fracassar nas primeiras competições do ano, o Londrina aposta em uma recuperação a partir do Campeonato Brasileiro da Série B, o seu grande objetivo na temporada. De técnico novo e com o elenco sendo reformulado, o Tubarão espera aproveitar bem o período de preparação para começar com o pé direito o Nacional, que tem início previsto para o dia 14 de abril.

O LEC terá um mês de treinamentos agora sob o comando de Alexandre Gallo, apresentado na terça-feira (14), até o seu jogo inaugural que será contra o ABC de Natal, no estádio do Café. A CBF ainda não confirmou as datas e os horários das partidas da primeira rodada.
Leia também
No Londrina, Gallo busca acesso e visibilidade
Assim como o Londrina, alguns adversários do Tubarão também começaram a temporada mal, enquanto outros seguem firmes na busca por títulos regionais antes de começaram a disputa da Série B. A FOLHA traz um panorama do momento dos cinco primeiros rivais alvicelestes na competição mais importante do ano para o clube.
ABC
Maior campeão estadual do Brasil - 57 títulos - e atual campeão Potiguar, o ABC volta à Série B depois de seis anos e tem como objetivo principal evitar os constantes rebaixamentos que marcaram o clube nos últimos anos. A equipe de Natal aposta no trabalho do técnico Fernando Marchiori, responsável pelo vice-campeonato da Série C do ano passado e do título do Rio Grande do Norte em 2022.
Nesta temporada, o ABC está no quadrangular final do Estadual e faz o clássico contra o América no domingo (19). Na Copa do Brasil, o time está na segunda fase e joga nesta quinta-feira (16) diante do Vasco, em São Januário. Na Copa do Nordeste, é vice-líder do grupo B, com 11 pontos. No elenco, tem o goleiro Simão e o meia Felipe Garcia, que até o ano passado jogavam no Operário.
CHAPE
O segundo adversário do LEC será a Chapecoense, que tenta retomar o caminho de sucesso de anos passados. Na Série B de 2022 foi apenas a 14ª colocada e começou o ano, assim como o Londrina, fracassando na Copa do Brasil, quando caiu logo na estreia para o rival local Marcílio Dias.
A campanha no Catarinense é boa. O time foi o segundo na fase de classificação e enfrenta o Barra em duas partidas pelas quartas de final. O duelo começa no domingo. A Chape contratou o técnico Bruno Pivetti, que fez bom trabalho no Tombense em 2022, para tentar levar o time de volta à Série A. A Chape estreia no Brasileiro contra o Mirassol, fora de casa.
LEÃO
Na terceira rodada, o Tubarão também joga fora de casa e vai a Salvador encarar o Vitória, que retorna à Série B após duas temporadas. O rubro-negro baiano tem um início de ano para esquecer. Sem vaga na semifinal do Campeonato Baiano, eliminado pelo Nova Iguaçu (RJ) na primeira fase da Copa do Brasil e sem chances de classificação também na Copa do Nordeste.
Os resultados ruins derrubaram o técnico João Burse, ex-Cianorte, e Léo Condé, que fez bom trabalho no ano passado no Sampaio Corrêa, foi o escolhido. Sem calendário, o Vitória faz uma espécie de intertemporada de olho na Série B. O Vitória estreia contra a Ponte Preta, em Salvador.
TIGRE
O LEC vai reencontrar o técnico Claudio Tencati na quarta rodada, quando recebe o Criciúma, no estádio do Café. Assim como fez no Alviceleste, Tencati vai escrevendo seu nome na história do clube catarinense, onde está desde o segundo semestre de 2021. Depois da boa campanha na Série B do ano passado - 8º lugar - e do título da segunda divisão de Santa Catarina, o Tigre está nas quartas de final do Catarinense e vai enfrentar o Avaí.
Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase pelo Coritiba na terça-feira (14), no Couto Pereira, nos pênaltis, após empate por 1 a 1. O clube levou de volta o meia Marquinhos Gabriel, destaque em 2022, e contratou ainda o atacante Eder, ex-São Paulo. O Criciúma estreia na Série B diante do Tombense, no Heriberto Hülse.
DRAGÃO
Na quinta rodada o Londrina vai a Goiânia encarar o Atlético, um dos rebaixados da série A. O Dragão já trocou de treinador e anunciou Mozart para o lugar de Eduardo Souza. O treinador estrearia na noite de ontem no duelo contra o Volta Redonda pela segunda fase da Copa do Brasil.
No Campeonato Goiano, o Atlético tem boa vantagem na semifinal sobre o Aparecidense. Ganhou a primeira partida fora de casa por 2 a 1 e define a sua classificação no jogo de volta, no domingo, em Goiânia.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

