A Prefeitura de Londrina liberou a realização da partida do Londrina contra o Criciúma, marcada para o dia 10, no estádio do Café, às 20 horas, bem como os treinamentos da equipe no local, nas datas que antecedem o jogo. A decisão só aconteceu após uma reunião dos especialistas em saúde pública do município.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura libera Estádio do Café para partida do dia 10
| Foto: Gustavo Carneiro

Porém, o prazo final para que o Alviceleste comunicasse a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre a liberação ou não do estádio do Café se encerrou na sexta-feira passada (31). A autorização foi assinada somente nessa segunda-feira (3) pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, com a ressalva de que "pode ser revogada devido à possibilidade de alteração de cenário epidemiológico em meio a uma pandemia (de Covid-19) por critérios técnicos e epidemiológicos, bem como o lapso temporal entre a assinatura da autorização e a realização da partida".

Segundo o presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Sandro Henrique dos Santos, a liberação da prefeitura foi encaminhada ao Londrina e o clube teria dado o retorno de que o documento foi aceito pela CBF. A FOLHA tentou falar com o gestor do LEC, Sergio Malucelli, mas não obteve retorno. Na tabela oficial da CBF, o estádio do Café aparece como o palco do jogo do dia 10, e o VGD (Vitorino Gonçalves Dias) como o estádio autorizado a receber a partida contra o Boa Esporte (MG), no dia 31.

“A avaliação vai ser pontual a cada caso, sempre de acordo com o cenário epidemiológico”, destacou o secretário de Saúde do município. Ele ressaltou que a realização das outras partidas do clube em casa na Série C será avaliada em momento oportuno e jogo a jogo. Portanto, ainda não há a garantia, por parte da prefeitura, de que no dia 31 o Londrina possa jogar na cidade.

No documento que autorizou a realização dos treinamentos e da partida, Machado apontou que o Paraná, no mês de julho, registrou o maior número de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia. “O que de certo modo já era esperado, haja vista as questões sazonais, bem como a chegada do inverno”, afirmou.

DEMAIS EVENTOS

Além das partidas da Série C, a FEL havia solicitado a autorização para a realização de outros dois eventos esportivos na cidade. Uma etapa da Stock Car e outra da Copa Truck, ambas no mês de setembro. Para Felippe Machado, não dá para falar em retomada de eventos esportivos ainda. “Isso é muito amplo e engloba muita coisa.” Ele ressalvou que o futebol é uma exceção. “A própria CBF tem um controle rígido em cima disso. Foi baseado neste protocolo da CBF que autorizamos o jogo. O protocolo que a CBF fez garante as medidas de segurança para realização da partida, há várias restrições e critérios a serem observados”, pontuou, ressaltando que a autorização é para a realização de partidas sem público.

GUIA DA CBF

Dentre as orientações para treinos e jogos em meio à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde reforça que se deve evitar contatos físicos antes e durante a realização dos treinos e partidas, como apertos de mão, e não cuspir no chão em hipótese alguma.

Em relação à indicação de máscaras pelos membros do grupo de trabalho envolvido nos treinos e partidas, o Ministério da Saúde orienta a troca pelo período de duas em duas horas. Mas, no caso dos jogadores, o uso da máscara poderá ser dispensado. Técnicos, preparadores físicos, auxiliares técnicos, massagistas ou qualquer outro membro que estiver à beira do gramado devem utilizar máscaras.

O Guia da CBF, analisado pelo Ministério da Saúde, ressalta ainda a necessidade de realização das atividades em pequenos grupos, sendo esses grupos fixos caracterizando equipe mínima. Isso significa que não pode haver trocas de componentes, o que facilita o monitoramento de saúde dos participantes. No caso da indicação de algum deles apresentar sintomas da doença e/ou testar positivo para Covid-19, a realização de testes deverá ser feita em todos, o que inclui atletas, comissão técnica e outros que fizerem parte do grupo.