O prefeito Marcelo Belinati (PP) vetou a liberação do estádio do Café para uma possível retomada do Campeonato Paranaense no fim de semana, atendendo uma recomendação do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública).

Em uma live ontem à noite, Belinati afirmou que respondeu negativamente ao pedido do Londrina para utilizar o Café. "As regras do decreto municipal continuam as mesmas e, com isso, as atividades esportivas continuam proibidas na cidade. Nossos técnicos entenderam que ainda não é o momento de liberar para um jogo de futebol", destacou.

A Federação Paranaense de Futebol insiste na volta do Estadual no fim de semana e uma reunião nesta quinta-feira (16) com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, pode selar o retorno da competição.

Pela tabela apresentada pela FPF, o campeonato manteria o mesmo regulamento, com partidas de ida e volta até a decisão. Com os jogos das quartas de final acontecendo nos dias 19/18 e 22/23, as semifinais nos dias 26 e 29 e as finais nos dias 2 e 5 de agosto.

O LEC não tem definida ainda uma segunda alternativa para mandar o jogo contra o Athletico, que está previamente agendado para domingo (19), às 18h.

PROTOCOLO

O fim do decreto estadual que restringia atividades no Paraná abriu caminho para o retorno do futebol no Estado. O secretário de Saúde, no entanto, afirmou que a liberação só irá acontecer com protocolos rígidos para a evitar a proliferação do coronavírus.

“A Federação nos apresentou um protocolo da CBF, mas vamos exigir que se vá além do que foi proposto. Teremos esta reunião final e se todos os requisitos forem preenchidos poderemos ter estas seis datas para a finalização da competição”, frisou Beto Preto, em entrevista à Rádio CBN/Curitiba.

O secretário destacou ainda que os jogos serão com portões fechados e sem a presença do público e ratificou a necessidade de se reduzir ao máximo o número de pessoas nos estádios. “O pedido é para que apenas jogadores, comissões técnicas, equipes médicas e representantes da Federação estejam presentes. E, em relação à imprensa, se for possível até fazer um pool das emissoras de rádio e equipes reduzidas de TV”.

Treino

Seguindo todos os protocolos de segurança, LEC voltou aos treinos na quarta-feira
Seguindo todos os protocolos de segurança, LEC voltou aos treinos na quarta-feira | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Londrina fez na quarta-feira (15) o seu primeiro treinamento em campo depois de quase quatro meses. O trabalho presencial só foi possível após o clube receber todos os resultados dos exames de Covid-19 feitos por jogadores e funcionários. Segundo o clube, todos os testes deram negativo.

Leia mais sobre o LEC