Com um jejum de um mês sem vencer na Série B, o Londrina busca a sua reabilitação no Brasileiro no sábado (18) diante do CSA. O jogo, válido pela 24ª rodada, começa às 16h30, no estádio do Café. A sequência de quatro partidas sem ganhar deixou o Tubarão em uma situação delicada na luta contra o rebaixamento. Mesmo se vencer o time alagoano, o Alviceleste vai permanecer entre os quatro últimos da competição.

Pouco utilizado na série B, o lateral Luiz Henrique pode aparecer entre os titulares no jogo com o CSA
Pouco utilizado na série B, o lateral Luiz Henrique pode aparecer entre os titulares no jogo com o CSA | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

Após ganhar dois jogos seguidos - o último contra o Vasco, em São Januário, em 18 de agosto -, o LEC somou dois empates e derrotas para Coritiba e Botafogo, nas últimas rodadas. A instabilidade na campanha fez com que o clube passasse 17 das 23 rodadas na zona vermelha. Atualmente é o 18º, com 21 pontos, quatro a menos do que a Ponte Preta, a primeira equipe que se livraria da queda hoje.

"Não temos muitas opções. Temos que vencer e somar pontos todos os jogos para que a gente possa sair desta situação. E dentro de casa temos uma chance maior, mas para isso temos que correr atrás, pressionar o adversário para criarmos chances para ganhar o jogo", frisou o técnico Márcio Fernandes.

Apesar de apostar no fator casa, o desempenho do Londrina no Café é o segundo pior da Série B. Em 12 partidas disputadas foram apenas dez pontos conquistados, com um aproveitamento de 27%. Como visitante, o LEC ganhou 33% dos pontos.

O treinador alviceleste afirmou que o elenco conseguiu reagir bem ao longo da semana após a goleada sofrida para o Botafogo, mas alertou que o que interessa mesmo é o desempenho no jogo. "O trabalho no dia a dia foi bom, mas é complicado falar que o time treinou bem, que o ambiente está leve se não executar no jogo. Temos que ir bem no jogo para buscarmos esta vitória tão importante".

Assim como o Londrina, o CSA também não vence há quatro partidas e está na 12ª posição, com 29 pontos. De volta ao clube, o técnico Mozart estreou há duas rodadas e ainda não venceu. O ex-volante já enfrentou o LEC nesta Série B quando dirigia o Cruzeiro. Na oportunidade, houve empate por 2 a 2, no Mineirão.

Escalação

Márcio Fernandes fez mistério durante os treinos da semana e não revelou a escalação. Mas o Tubarão pode ter até quatro novidades na equipe. Elogiado pelo treinador após a goleada no Rio de Janeiro, o volante Jean Henrique deve ganhar a vaga de Tárik. Celsinho e Lucas Lourenço voltam a ser titulares e, com isso, Matheus Bianqui pode retornar a lateral direita no lugar do colombiano Córdoba. O lateral Luiz Henrique deve jogar no ataque no lugar de Marcelinho, que está suspenso.

"É mais um jogo difícil e o CSA tem jogadores qualificados. Temos que fazer prevalecer o nosso mando de campo", cobrou o treinador alviceleste.

No CSA, a grande novidade é a volta do meia Renato Cajá, que desfalcou a equipe nas últimas partidas, em razão de uma lesão. Dúvida durante a semana, o centroavante Dellatorre também se recuperou e viajou para Londrina.

Público

Os clubes da Série B aprovaram o retorno do público aos estádios a partir da 25ª rodada. A decisão aconteceu no Conselho Técnico da competição realizado na tarde de sexta-feira (17), na CBF. Dos 20 participantes do Brasileiro, 14 foram favoráveis à volta dos torcedores. No entanto, a liberação só irá acontecer nos municípios onde houver a autorização do poder público.

A cidade de Londrina segue o decreto do governo do Estado, que permite a presença de até mil pessoas em eventos. Com isso, o LEC poderá abrir o estádio do Café para esta capacidade no jogo contra o Vitória, no dia 25, pela 26ª rodada da Série B.

FICHA TÉCNICA

EM LONDRINA

Londrina:

Dalton; Matheus Bianqui, Saimon, Lucas Costa e Felipe Vieira. Jean Henrique, Jhonny Lucas e Celsinho. Lucas Lourenço, Salatiel e Luiz Henrique. Técnico: Márcio Fernandes

CSA

Thiago Rodrigues; Éverton Silva, Matheus Felipe, Lucão e Ernandes; Yuri, Geovane e Renato Cajá; Gabriel, Iury Castilho e Dellatorre. Técnico: Mozart

Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)

Estádio: do Café

Horário: 16h30