Na reta final do primeiro turno da Série B, uma constatação é muito evidente. Vencer como mandante é fundamental para estar entre os primeiros da competição. Enquanto os ocupantes do G4 estão entre os times com maior aproveitamento em casa, o inverso é proporcionalmente igual para quem ocupa as últimas posições.

O técnico Márcio Fernandes tem mostrado aos jogadores a necessidade de melhorar o desempenho no Café
O técnico Márcio Fernandes tem mostrado aos jogadores a necessidade de melhorar o desempenho no Café | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

E esta é a realidade do Londrina quando se fala dos jogos no estádio do Café. Pior mandante do Brasileiro, o LEC quer reverter o seu desempenho como ponto de partida para sair da parte de baixo da tabela. Em 17º, com 13 pontos, o Tubarão só conquistou 25% dos pontos que disputou em casa.

A primeira e única vitória até aqui no Café - 1 a 0 sobre o Remo - veio após sete tropeços. Foram três empates e quatro derrotas até o triunfo diante do time paraense na 14ª rodada. O Tubarão terá ainda outros 11 jogos no Café para subir o seu aproveitamento e o próximo será no domingo (8), às 20h30, contra o CRB, que é o quinto colocado, com 25 pontos.

Leia mais sobre o LEC

Os outros três ocupantes da zona do rebaixamento também vão muito mal atuando em seus domínios. O Cruzeiro conquistou só 33% dos pontos, o Confiança, 38%, e o Brasil-RS, 42%.

"A competição é muito difícil e equilibrada e sabemos que duas ou três vitórias o colocam em um outro estágio na classificação. O Londrina sempre foi forte em casa e precisamos retomar isso", frisou o técnico Márcio Fernandes.

Em 11º lugar, o Operário tem campanha mediana no Germano Krüger, com 52% de aproveitamento. Em oito jogos são quatro vitórias, um empate e três derrotas.

G4

Do outro lado da tabela, os integrantes do G4 têm aproveitado o fato de atuar em seus domínios, mesmo sem o apoio do torcedor, que segue impedido de frequentar os estádios, em razão da pandemia do novo coronavírus. O líder Náutico ganhou 75% dos pontos disputados nos Aflitos e ainda não perdeu lá após oito partidas.

Invicto também está o Coritiba no Couto Pereira. Segundo colocado, o Coxa é o quinto melhor mandante e soma quatro vitórias e três empates. Na terceira posição, o Goiás tem a melhor campanha como mandante e somou 76% dos pontos que disputou. Em quarto, o Avaí não fica atrás. Em oito jogos na Ressacada, ganhou quatro, empatou três e sofreu apenas uma derrota.

Liderança

O Coritiba pode assumir nesta terça-feira (3) a liderança da Série B. O Coxa joga em Santa Catarina contra o Brusque, às 19h, em jogo atrasado da quarta rodada. Em caso de vitória, o Alviverde ultrapassa o Náutico e se isola na ponta. O Coritiba tem 28 pontos contra 30 do time pernambucano. O Brusque é o sexto colocado, com 23 pontos, e se vencer a partida se iguala em pontuação com o Avaí, que está na quarta posição.

Mudança

O Brasil de Pelotas anunciou a contratação do técnico Cléber Gaúcho para substituir Claudio Tencati, demitido na última semana. O novo treinador do time gaúcho estreia na sexta-feira (6), diante do Guarani, em Campinas. O Brasil é o penúltimo colocado da série B, com 12 pontos.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link