O Paraná terá um número recorde de participantes na Copa do Brasil em 2022. O Estado contará pela primeira vez com sete clubes na competição que mais distribui premiação no futebol brasileiro. Ausente em 2021, o Londrina volta ao torneio nacional na próxima temporada.

Atlético-MG e Athletico fizeram a final da Copa do Brasil este ano; Galo levou a melhor e conquistou o seu segundo título da competição
Atlético-MG e Athletico fizeram a final da Copa do Brasil este ano; Galo levou a melhor e conquistou o seu segundo título da competição | Foto: Ernani Ogata/Código 19/Folhapress

O número alto de times paranaenses se deve graças ao posicionamento da FPF (Federação Paranaense de Futebol) no ranking da CBF e a boa colocação dos clubes no ranking nacional. A FPF é a quinta colocada, o que garante quatro vagas na Copa do Brasil, de acordo com a classificação no Estadual deste ano.

Neste critério estão garantidos na Copa do Brasil, o Londrina, campeão paranaense, o FC Cascavel, segundo colocado, Operário, que terminou em terceiro, e o Azuriz, quinto colocado. O time de Pato Branco vai jogar a Copa do Brasil pela primeira vez na sua história e herdou a vaga que seria do Athletico, quarto no Estadual.

Leia mais sobre o LEC

Como o rubro-negro está na Libertadores do ano que vem, em razão do título da Sul-Americana, ele entra já na terceira fase e abriu a vaga do Paranaense para o Azuriz. Já o Tubarão volta a disputar a Copa do Brasil no ano que vem depois de ficar de fora da competição em 2021.

Como foi mal no Estadual do ano passado, não conseguiu a vaga pelo Paranaense e também não entrou pela ranking de clubes da CBF. A Copa do Brasil reserva 10 vagas através do ranking para clubes que não conseguiram a classificação pelos estaduais. É o ranking que vai permitir ao Coritiba e ao Paraná Clube disputarem a competição em 2022.

Nono colocado no Estadual, o Coxa é o 26º no ranking de clubes. Já o Tricolor terminou o Paranaense na oitava colocação, mas garantiu a vaga por ser o 33º colocado no ranking da CBF. Mesmo caindo para a série D, o Paraná ainda se mantém bem posicionado no ranking, que leva em conta os resultados em competições nacionais e internacionais dos últimos cinco anos. O Londrina é o 39º do ranking.

Calendário

A CBF divulgou as datas para a realização da Copa do Brasil em 2022. A competição terá a participação de 92 clubes e a primeira rodada será nos dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março. A segunda fase acontece nos dias 9 e 10 e 16 e 17 de março. Nas duas fases iniciais será mantida a mesma forma de disputa e a definição dos classificados acontece em jogo único.

A partir da terceira fase, que será disputada nos dias 20 e 21 de abril, os jogos serão em ida e volta e haverá a entrada dos nove clubes brasileiros que estão na Libertadores - Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico-PR -, além do campeão da Copa do Nordeste (Bahia), da Copa Verde (Remo) e da série B (Botafogo). Ao todo serão sete fases até as finais, agendadas para os dias 12 e 19 de outubro.

O atual campeão da Copa do Brasil é o Atlético Mineiro, que venceu o Athletico na final. Com a conquista, o Galo faturou ao longo de toda a competição R$ 71 milhões em premiação. O campeão garante vaga na Libertadores 2023.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link