Após quatro rodadas a campanha do Londrina no Paranaense preocupa e já coloca em risco uma possível classificação para a segunda fase. Sem nenhuma vitória e com apenas três pontos, o Tubarão é o 10º colocado, fora do grupo dos oito que avançam para as quartas de final.

Volante Marthã sofreu uma pancada nas costas na última partida e é dúvida para o jogo contra o Galo Maringá, quarta-feira, no Café
Volante Marthã sofreu uma pancada nas costas na última partida e é dúvida para o jogo contra o Galo Maringá, quarta-feira, no Café | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O ano de 2024 começou com uma nova perspectiva para o torcedor alviceleste após o fim da parceria com a SM Sports e a chegada da Squadra Sports. O time até teve algum lampejo de bom futebol contra o Coritiba (3 a 3), mas no geral a equipe ainda não se consolidou e nem passa confiança.

A FOLHA ouviu comentaristas e ex-jogadores a respeito do início da temporada do LEC. O ídolo Carlos Alberto Garcia afirma estar gostando da postura do técnico Emerson Ávila, mas se diz decepcionado com a qualidade do elenco.

"Vejo com muita preocupação este início e acredito que temos um time pior do que do ano passado. Não dá para esperar apenas a série C para contratar, é preciso reforçar já no Paranaense", apontou. Garcia lembra que o Londrina trouxe muitos jogadores que estavam há tempos sem atuar e isso prejudica o desempenho em campo. "O time não tem força, explosão e criatividade, além de muitos jogadores sem ritmo de jogo."

Em quatro jogos, o LEC empatou com Operário, Coritiba e São Joseense e perdeu para o Cianorte. O comentarista Valmir Martins, da rádio Clube FM e da TV 2C, lembra que este "novo" Londrina tem pouco tempo de trabalho, dentro e fora de campo, e isso é um complicador para a formação de um time competitivo.

No entanto, alerta que se o elenco não for qualificado dificilmente o Tubarão conseguirá melhorar a sua campanha no Estadual. "Eu esperava um pouco mais do time. Mas é nítido que a falta de qualidade é o ponto crucial para esta campanha péssima. A esperança é que quem sabe após a primeira vitória, o time tire um peso das costas e possa se consolidar para deslanchar no campeonato", comentou. Em 2023, o Londrina terminou o Paranaense em 10º lugar, mesma posição em que se encontra este ano em quatro rodadas.

Para o ex-zagueiro Márcio Alcântara, hoje comentarista da rádio Paiquerê 91,7 e Rede Massa, já era esperado o Londrina ter dificuldades no início do Paranaense, em razão do pouco tempo de preparação. O bicampeão paranaense com a camisa do LEC alerta que faltam opções no banco de reservas e que o torcedor terá que ter paciência com o time.

"Contra o Coritiba, por exemplo, houve uma evolução ofensiva, mas o time ainda cede muitas brechas ao adversário, marca mal e dá muito espaço. O treinador precisa ajustar isso", apontou. "O time tem obrigação de vencer na quarta-feira e esperamos que haja uma evolução no todo da equipe."

O técnico Emerson Ávila reconhece que o time ainda precisa evoluir muito, mas ressalta que a tabela inicial do Estadual também foi prejudicial, já que o LEC fez três jogos como visitante e apenas um no estádio do Café. Ávila também já falou da necessidade de reforços, mas não deve ganhar muitas outras opções em curto prazo.

"Este elenco também está sendo avaliado e o Paranaense tem esta finalidade. O nosso departamento de análise de mercado está sempre ativo e de olho nas possibilidades, mas a chegada de um volume maior de reforços deve ficar mesmo para o fim do Estadual pensando na Série C, que é o nosso principal objetivo do ano", frisou o CEO da Squadra Sports, Paulo Assis.

O Londrina busca a reação no Estadual e a sua primeira vitória nesta quarta-feira (31) quando recebe o lanterna Galo Maringá, às 20h, no estádio do Café.