Imagem ilustrativa da imagem O Tubarão que dá certo
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Se o time principal do Londrina se tornou motivo de preocupação e tristeza, os jovens do sub-19 são só alegria. Na manhã desse domingo (17), o time conquistou o hexa do Campeonato Paranaense da categoria. O título veio em cima de um dos principais rivais e que foi campeão no ano passado, o Coritiba. Jogando no estádio do Café, LEC e Coxa ficaram no 1 a 1. No duelo de ida, na capital do Estado, o Alviceleste havia vencido por 2 a 0.

Liderando a competição em todas as fases, o Tubarãozinho teve vários destaques e em diversos setores. O bom desempenho somado à conquista já faz os atletas sonharem com uma vaga no time profissional no ano que vem. Revelados durante o Estadual Sub-19, o meio-campo Danilo e o atacante Victor Daniel já defenderam a equipe principal nesta temporada. O segundo, inclusive, jogou sábado (16), no empate com o Botafogo-SP, pela Série B, em que saiu lesionado.

Goleiro menos vazado do campeonato, com sete gols sofridos em 18 duelos, Maltos ressaltou a qualidade dos colegas de elenco para serem utilizados como base do Londrina no Campeonato Paranaense. “A equipe tem muitos meninos qualificados que podem ajudar o profissional já no começo do próximo ano”, valorizou. “Meu sonho é subir e ajudar o Londrina, estou na batalha para isso. Quando a oportunidade chegar vou dar conta do recado”, avisou Luan, zagueiro e capitão dos juniores.

De acordo com Victor Daniel, que desfalcou a equipe no domingo, porém, acompanhou o compromisso junto da torcida, o fato de Silvinho ser o técnico do time principal pode ajudar para subir de categoria. “Vou buscar meu espaço no elenco profissional e acredito que vou brilhar muito e dar alegria para o torcedor do Londrina. O Silvinho dá muito moral para todos os jogadores. Com ele no comando o LEC só tem a ganhar”, elencou. O atleta passará por exames nesta semana para saber o grau da lesão no joelho.

Atual técnico do time profissional, Silvinho, que comandou os juniores desde o início do ano, esteve à beira do gramado no domingo. Com o Tubarão com risco de rebaixamento, disse que somente após o fim da Série B vai analisar quais atletas estão preparados para “subir”. “Tem o aprendizado, a maturação que precisa ser trabalhada e o momento certo de lançar um menino na equipe profissional.”

O JOGO

O confronto no Café começou com o visitante melhor, conseguindo pressionar. Com dificuldade para ficar com a bola, o Tubarãozinho pouco criava e atacava. Aos nove minutos, o Coritiba conseguiu abrir o placar. Numa bobeada da zaga, o atacante Guilherme Dubas colocou no fundo da rede. O goleiro Maltos ainda foi no canto certo, entretanto, não chegou a tempo.

A partir da metade da etapa inicial o Londrina melhorou e conseguiu se impor dentro de seu domínio. Aos 32 minutos, o atacante Pedrinho perdeu ótima oportunidade para o Alviceletes, tirando tinta da trave em chute de fora da área. Na marca dos 39 minutos veio o empate. O capitão Luan cobrou falta na medida, o camisa um do Coxa saiu errado, trombando com os companheiros, para bom aproveitamento do zagueiro Cristian, que fez o dele. “Um campeonato muito difícil e o título é fruto de muito trabalho”, resumiu o autor do gol.

No segundo tempo, com o placar favorável, o LEC ficou na defensiva, porém, ligado nas chances do Coritiba. Num lance de contra-ataque, os jovens do Tubarão quase fizeram mais um. Na jogada seguinte foi a vez do adversário assustar colocando a bola na trave. O goleiro Maltos ainda salvou belo chute de Plablo Tomaz. O Londrina já havia levantado a taça do Estadual Sub-19 em 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014.

FINAL

No fim de semana, o Londrina sub-17 garantiu vaga na final do Campeonato Paranaense da categoria ao vencer o Paraná Clube por 1 a 0, no centro de treinamentos da SM Sports.