A paralisação no futebol por causa da pandemia do coronavírus suspendeu também todas as audiências no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O processo que interessa ao Londrina é a denúncia contra o Brasil de Pelotas por falta de fair play financeiro durante a Série B do Brasileiro no ano passado. O LEC entrou como terceiro interessado nessa ação.

.
. | Foto: Marcos Zanutto/11-9-2019

“O Londrina tem total convicção de que deve haver punição ao Brasil. Não é possível que uma equipe com uma situação flagrante de atraso salarial e que foi denunciada pelos próprios jogadores saia ilesa”, afirmou o advogado do clube, Eduardo de Vargas Neto.

O processo contra o clube gaúcho começou a ser julgado, mas na primeira audiência houve o pedido do STJD para a inclusão de mais documentos por parte da denúncia e a sessão foi suspensa.

Vargas Neto se ampara no Regulamento Geral da CBF e no Regulamento da Série B, que determinam punição ao clube que não honrar as questões trabalhistas, como pagamento de salários, 13º e recolhimento de FGTS.

“A pena deve ser com a perda de pontos. Há uma discussão sobre o número de pontos. No caso do Brasil, como houve denúncia de três, quatro jogadores, se entende que ele possa perder três pontos por jogador. Neste caso, o Londrina subiria para a 16ª posição e o Brasil seria o clube rebaixado”, apontou o advogado.

O LEC terminou a Série B de 2019 em 17º lugar, com 39 pontos, enquanto o Brasil somou 44 e foi o 14º. Ainda não há previsão de quando o STJD irá retomar as audiências.

Leia mais sobre o LEC