A goleada por 4 a 0 para o Botafogo no sábado (11) foi a pior derrota do Londrina nas suas últimas cinco edições na Série B e também a maior sofrida diante do Alvinegro depois do amistoso em que o Alviceleste perdeu por 8 a 1 no estádio Vitorino Gonçalves Dias, em 1961. Naquele ano, Garrincha (3), Amarildo (2), Didi, Zagallo e Amoroso massacraram o Tubarão. Desta vez a derrota foi no Estádio Nilton Santos, no Rio, e provocada em grande parte pela expulsão precoce do atacante Marcelinho, aos 14 minutos do primeiro tempo.

O técnico do Londrina, Márcio Fernandes, afirmou na entrevista coletiva após a partida que o momento não é para esmorecer. “Olha, eu acho que nós não podemos baixar a cabeça. Temos que continuar treinando, dar força. É com essa equipe que a gente tem que sair dessa situação. Não adianta agora a gente começar a achar culpados. O momento é delicado. Tivemos problemas para este jogo”, destacou.

O Londrina não resistiu  após a pressão causada pela expulsão de Marcelinho.
O Londrina não resistiu após a pressão causada pela expulsão de Marcelinho. | Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

Fernandes comentou sobre como encontrar a qualidade no elenco disponível para a sequência da competição, em que o Tubarão irá enfrentar o CSA em casa, neste sábado (18), o Náutico fora de Londrina (dia 21) e depois o Vitória, em um confronto direto no estádio do Café (25). “Alguns jogadores caíram de produção e vamos ter que rever. Outros estão subindo de produção, como o Jean Henrique, que entrou muito bem na partida, e o Pedro Cacho, que vem treinando bem. Então, há jogadores que estão merecendo oportunidade. A gente vai procurar dar a oportunidade a quem está melhor no momento dentro do que aconteceu e com isso esperamos que possamos fazer o time voltar a reeditar o que vinha jogando antes”, apontou. O LEC já não vence há quatro jogos

O treinador deve encontrar essa qualidade em uma semana, porque no sábado, o confronto será contra o CSA, no estádio do Café, às 16h30. Em junho deste ano, no primeiro turno da Série B, o time alagoano venceu o Tubarão por 1 a 0, no estádio Rei Pelé. A equipe alagoana está em 12º lugar na classificação, com 29 pontos.

AVALIAÇÃO DA GOLEADA

Sobre a goleada para o Botafogo, Márcio Fernandes avaliou que a equipe estava bem, mas os problemas aconteceram com a expulsão de Marcelinho. “Foi realmente um ponto muito difícil de consertar e acabamos perdendo o jogo já no primeiro tempo. Depois tivemos que fazer algumas substituições para que a equipe não levasse mais gols. O momento era muito difícil e eu tinha que equilibrar. Acho que conseguimos no segundo tempo, mas sem força para chegar ao ataque. O jogo ficou realmente decidido já no primeiro tempo”, apontou. O Botafogo terminou o primeiro tempo com 3 a 0 no placar.

Questionado sobre o fato de ter optado pela remoção do terceiro atacante - Lucas Lourenço -para a partida contra o time carioca, Fernandes argumentou que não fez isso. “Eu não tirei o terceiro atacante. Da mesma forma que a gente jogava com o Lucas, jogou com o Gegê, só trocamos o lado. O Marcelinho era o atacante de velocidade. Demos uma priorizada no meio, onde o Botafogo tem as suas melhores ações, uma marcação mais forte com o Tárik, o (Matheus) Bianqui e com a saída do Jhonny (Lucas), que é um jogador rápido que chega no ataque também”, apontou.

Imagem ilustrativa da imagem “Nós não podemos baixar a cabeça”, diz Fernandes após desastre
| Foto: Folha Arte

“A gente estava bem no jogo. Nos 12 minutos iniciais não proporcionamos nenhuma chance ao Botafogo. Estávamos melhor no jogo. Mas, como eu falei, nós sofremos muito ali devido à expulsão e depois tomamos um gol onde houve um erro de posicionamento. A gente largou nossos zagueiros completamente ‘de mano’ com o atacante e aí o time teve uma baixa muito grande depois do primeiro gol”, apontou.

Sobre a atuação do lateral colombiano Elacio Córdoba, que foi substituído ainda no intervalo da partida, Fernandes defendeu o atleta. “Ele é um jogador que teve destaque muito grande no Campeonato Paulista. A opinião sobre esse jogador era unânime. Várias equipes queriam contratar esse jogador e nós conseguimos trazê-lo. Ele se apresentou muito bem no treinamento, mas, voltando a reiterar, a expulsão o prejudicou no seu setor. Sobrecarregou a nossa defesa e aí, realmente, ele não teve a atuação que a gente esperava, mas é um jogador que tem condições e demonstrou isso.”