O Londrina ainda aguarda o despacho do presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em relação à liminar que o clube impetrou pedindo punição ao Figueirense. Paulo César Salomão Júnior recebeu o processo na terça-feira (3), mas ainda não se pronunciou se acata ou não a denúncia.

O LEC contratou o advogado Paulo Schmitt, ex-procurador-geral do STJD, para assumir o processo. De acordo com Schmitt, o principal argumento utilizado na liminar é que seja aplicado o artigo 17 da Série B, que prega, expressamente, a perda de três pontos quando há atrasos salariais.

"O Figueirense se manteve na Série B depois de ter protagonizado uma dos maiores escândalos do futebol brasileiro que é proporcionar um W.O. por greve de jogador", comentou. "O Tribunal concedeu vários prazos para a regularização de salários e o clube indicou que estava tudo quitado, o que não corresponde à verdade. Provamos com documentos que os jogadores não receberam e entraram, inclusive, na justiça do trabalho. O Londrina busca isonomia, já que o regulamento é para todos".

O defensor alviceleste ressaltou que a ação não é "choro de perdedor" e que esta causa não é só do Londrina, mas de todos os envolvidos no futebol brasileiro. "Foi aplicado o famoso calote e houve benefício por isso. Não tenho nenhuma dúvida sobre inadimplência, descumprimento do regulamento e de todos os prazos de regularização. Houve uma flagrante desobediência de tudo isso".

COPA SÃO PAULO

Depois do título paranaense e de alguns dias de folga, os jogadores do time sub-19 do Londrina voltaram a treinar de olho na disputa da Copa São Paulo. O Tubarãozinho estreia na Copinha no dia 3 de janeiro contra o São José (RS), em Osvaldo Cruz, sede do grupo 1.

Maltos fez parte do elenco do Londrina na série B do Brasileiro
Maltos fez parte do elenco do Londrina na série B do Brasileiro | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O técnico Silvinho Canuto trabalha com um elenco de 30 jogadores e a equipe será a base campeã estadual, com exceção do meia Danilo, que não tem mais idade, e do atacante Vitinho, que passou por uma cirurgia no joelho. "O grupo cresceu muito durante o Paranaense e com a chegada à final. A nossa expectativa quanto a este time é de chegar muito longe. Teremos nossas dificuldades, mas a confiança é grande", afirmou o treinador alviceleste.

Uma das esperanças do LEC é o centroavante Juan, artilheiro do Estadual, com 21 gols. Aos 19 anos, o jogador, de Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina), chegou ao clube em 2015 e espera que a Copinha seja um passaporte para o time principal. "Este é o meu objetivo desde que cheguei aqui. Espero ajudar a equipe agora na Copinha para quem sabe depois fazer parte do elenco profissional", apontou o garoto.

Outro destaque é o goleiro Maltos, que já integrou o elenco alviceleste durante a disputa da Série B do Brasileiro. "Em uma competição curta como a Copinha cada erro pode ser fatal. É importante você fazer bons jogos na fase de grupos para ganhar confiança e ir superando etapa por etapa", frisou. Maltos foi o goleiro menos vazado do Paranaense e sofreu apenas sete gols.

STJD

Saiba mais sobre o LEC