Faltando cinco rodadas para o fim da Série B, o Londrina segue o seu drama para não entrar na zona do rebaixamento. A vantagem do Alviceleste para os principais concorrentes é que o time depende só de si para fugir da Série C, mas o aproveitamento ruim nas últimas rodadas preocupa a torcida londrinense.

Mazola Júnior: "Esta reta final terá que ser de muita entrega e atitude"
Mazola Júnior: "Esta reta final terá que ser de muita entrega e atitude" | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Com três derrotas seguidas, o LEC segue em 16º, com 35 pontos, e só não entrou na ZR porque os adversários também têm tropeçado. O Tubarão briga diretamente para escapar contra o Figueirense, 17º, com 34 pontos, e o Vila Nova, 18º, com 32. Nas rodadas finais os três clubes farão três partidas em casa e duas como visitante. O Londrina encara na sexta-feira (8), no estádio do Café, o América Mineiro e depois ainda recebe o Botafogo e o Guarani e sai para atuar contra Criciúma e São Bento. Os dois concorrentes do LEC também jogam em casa nesta 34ª rodada. O Figueirense enfrenta o Coritiba e o Vila Nova recebe o Operário.

"Esta reta final terá que ser de muita entrega e atitude, que serão muito mais importantes do que a parte técnica e tática. Estamos lutando para não descer de divisão e a parte emocional é totalmente diferente do pessoal que está brigando lá em cima", afirmou o técnico Mazola Júnior.

Desde a chegada do treinador o Londrina disputou oito jogos e conquistou somente sete pontos. Foram duas vitórias, um empate e cinco derrotas. Neste mesmo período, o Figueira somou 11 pontos - duas vitórias, cinco empates e uma derrota -, enquanto que o Vila Nova fez somente quatro - quatro empates e quatro derrotas.

"Estes números mostram a dificuldade que estamos enfrentando e a dificuldade que teremos até o final da competição para manter o Londrina na Série B", reconheceu o comandante alviceleste. Uma vantagem do Alviceleste sobre os rivais é o número de vitórias, primeiro critério de desempante. O LEC tem dez vitórias, contra seis dos catarinenses e goianos.

Apesar de reconhecer a pressão em cima do elenco neste momento da competição, Mazola entende que outros fatores, além do emocional, tem prejudicado a equipe nos últimos jogos. "Não acredito que o desempenho esteja atrelado ao emocional. Tem faltado sim, atenção nos detalhes, atitude nos lances decisivos e finais. Foi assim com o Paraná com um gol de bola parada e também em Goiânia", apontou. "Não podemos ficar arrumando desculpas. Se os jogadores que estão aqui não tiverem capacidade de sofrimento, personalidade não podem disputar uma Série B".

Para Mazola Júnior a receita é continuar trabalhando forte e acreditando em uma evolução da equipe. "Acho desnecessário ter atitude drástica agora porque o que tinha que ser feito já foi feito. Os jogos contra o Paraná e o Atlético não eram o nosso campeonato, assim como não é o jogo com o América, mas por ser uma partida em casa temos que quebrar esta sequência negativa".

Retorno

Para o jogo contra o América o treinador terá o retorno do volante Anderson Leite. O jogador está recuperado de uma lesão muscular na coxa e ficou de fora das últimas seis partidas. Por outro lado, o atacante Matheuzinho está suspenso com o terceiro cartão amarelo.

Saiba mais sobre o LEC

Imagem ilustrativa da imagem Mazola cobra 'entrega e atitude' para LEC se livrar do rebaixamento