Capa da FOLHA após a vitória londrinense pelo Brasileiro de 1977: Garcia, ex-jogador do Timão, fez o único gol da partida
Capa da FOLHA após a vitória londrinense pelo Brasileiro de 1977: Garcia, ex-jogador do Timão, fez o único gol da partida | Foto: Arquivo Folha

No domingo (7), às 11 horas, o Londrina enfrenta o Corinthians no estádio Willie Davids, em Maringá, em amistoso que serve de preparativo para a retomada do Campeonato Brasileiro pelas duas equipes, em suas respectivas séries. O retrospecto geral favorece o Alviceleste.

Somando as partidas desde que o Londrina Esporte Clube ainda tinha os nomes de Londrina Futebol Clube e Londrina Futebol e Regatas, a equipe paranaense realizou 13 jogos contra o Corinthians, dos quais perdeu três, empatou quatro partidas e venceu seis. Foram 27 gols a favor do Londrina e 23 a favor do Corinthians.

O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu quando o recém-fundado Londrina Futebol Clube (LFC) surpreendeu o Timão no VGD (Vitorino Gonçalves Dias) por 5 a 3 e acabou com a maior sequência de jogos sem derrotas da história do time paulistano: 37 partidas. O confronto foi disputado no dia 10 de dezembro de 1957, no 23º aniversário da cidade.

No entanto, o jogo mais importante entre as duas equipes aconteceu em 15 de fevereiro de 1978, quando o Tubarão venceu o time do Parque São Jorge por 1 a 0. Era a segunda participação do LEC no Campeonato Brasileiro da então primeira divisão (atual Série A) e o que estava em disputa era a chance de seguir na competição do ano anterior, 1977. Foi nessa edição que o Londrina ficou entre os quatro melhores times do Brasil.

O ex-meia e ídolo do Londrina Carlos Alberto Garcia estava nessa partida. Ele se recorda que, quando marcou o gol que selou a derrota do Alvinegro no estádio do Café, se emocionou tanto que ficou chorando por cinco minutos.

“Eu só parei de chorar depois de levar uma bronca do Xaxá, mas fiquei uns dez minutos emocionado por conseguir mostrar em campo aos dirigentes corintianos o que eu não consegui mostrar quando estava no Parque São Jorge. Todo mundo falava que era o Brandão que iria fazer o gol naquela partida, mas eu sabia que seria eu que marcaria e que iríamos ganhar a partida”, destaca.

“O Vicente Matheus (ex-presidente do Corinthians) estava atrás do gol e falou brincando depois da partida que se tivesse uma arma iria atirar nas minhas pernas, de tanta raiva que ele sentiu de mim. Ele tinha as razões dele e eu tinha as minhas para ficar magoado.” Aquela partida teve o maior público da história do Café: 54.178 torcedores.

Garcia atuou pelas duas equipes, mas não tem dúvidas de que a sua torcida no jogo que será realizado em Maringá será pelo Londrina. “Eu era corintiano fanático. Joguei lá dos 14 aos 20 anos. Sou grato ao Corinthians, porque o sucesso que eu tive foi pelas coisas que aprendi lá. Mas como eu não jogava, queria ser emprestado, porque isso representava dinheiro e eu queria ter um carro na época. Quando joguei contra o Corinthians em 1978, joguei magoado, para não dizer revoltado”, conta o ídolo alviceleste.

“Depois que vim para o Londrina, isso mudou a minha vida. Cheguei na hora certa. Ter vindo ao Londrina foi a minha sorte, pois aqui me consagrei”, afirma o ex-jogador. “Eu só consigo torcer pelo Londrina, de coração, sem demagogia. Recentemente fui a um jogo no estádio do Café e o pessoal das cadeiras cativas começou a gritar o meu nome. Fiquei emocionado. Faz quanto tempo que deixei de jogar? Uns 30 anos?”

Apesar da vantagem histórica do Londrina, a vitória de 78 foi a última sobre o Corinthians: de lá para cá, foram apenas mais dois jogos, ambos com triunfo paulista (amistosos em 1979 e 97 no Café). Ao ser questionado sobre um palpite para o resultado da partida de domingo, Garcia afirma que o Londrina deve vencer. “Vai ser como em 1978”, aposta.

Partida contrapõe maiores torcidas da cidade

Em 2015, a Paraná Pesquisas constatou que o time com mais torcida em Londrina era o Corinthians, com 21,8% da preferência dos londrinenses. O LEC apareceu em segundo lugar, conquistando 11,1% dos entrevistados.

Com tantos torcedores em solo londrinense, é de se esperar que a movimentação de alvinegros daqui para Maringá seja grande no domingo. O presidente do Clube dos Corintianos de Londrina, José Luiz Pascual, confirma essa disposição. Ele relembra que esteve na partida do Campeonato Brasileiro realizada em 1978. “Na época, torci pelos dois. Não ficaria triste com a derrota de nenhum dos dois. É um coração dividido”, destaca.

Ele afirma que, apesar da superioridade técnica do elenco do Corinthians, não há garantia de jogo fácil para o Timão. “A vontade de vencer do Londrina deve ser maior, porque os jogadores do LEC ainda buscam a glória, algo que os jogadores do Corinthians já possuem. Os jogadores do Tubarão devem ir com mais amor na ponta da chuteira”, argumenta.

Outro associado do Clube dos Corintianos de Londrina, Edmilson Rogério Dutra, não possui dúvidas. “Sou torcedor ferrenho do Corinthians. Moro em Londrina desde 1981 e em minha casa a grande maioria é de corintianos”, destaca Dutra. Mas o prognóstico para esse jogo não o empolga tanto. “Os jogadores atuais do Corinthians não colocam muito o 'pé na bola'. Vai ser um jogo meio morno”, declara.