As decisões do futebol do Londrina neste ano devem passar pelo “trio de ferro” composto pelo executivo de futebol da transição Luiz Kriwat, o gerente técnico Mauro Júnior, e o gerente de futebol Lucas Magalhães. Esses profissionais têm papel decisivo no “novo” LEC, que tem a Squadra Sports como parceira.

Segundo Kriwat, o trabalho para esta temporada começou em 21 de dezembro de 2023 com a criação de um “corpo executivo” para dar início à montagem da comissão técnica e do elenco alviceleste - tomando como base o projeto técnico do clube.

“Não dá para você olhar para o mercado e falar: ‘Aquele lateral é bom’. Aquele lateral é bom como? É um lateral ofensivo, é um lateral que joga na linha de quatro? Como vamos jogar? Primeiro, você tem que montar as pessoas que vão pensar o jogo”, diz.

O executivo explica que Mauro Júnior vai estar mais conectado às demandas da comissão técnica e dos jogadores, com o intuito de “trazer todo o pensamento de modelo de jogo”. Esse trabalho deve atingir tanto o time profissional quanto as categorias de base.

Já Magalhães tem a responsabilidade de “fazer o carro andar”. “As nomenclaturas se cruzam no entendimento, mas temos uma clareza muito grande de que o Lucas é o dono da operação toda do clube, tudo passa por ele, e que o gerente técnico tem um viés mais incisivo, mais dentro do campo”, acrescenta.

PERFIL DE TREINADOR

A contratação do técnico Emerson Ávila também passou pelo crivo do “trio de ferro”. Nos últimos dias do ano, com novas pessoas no clube e com uma pré-temporada curta, a busca foi por um profissional que garantisse tranquilidade para o ambiente de trabalho.

“Quando a gente desenhou o perfil do treinador, a gente precisava de um treinador que trouxesse essa tranquilidade, tivesse um pouquinho de ‘cabeça branca’, que trouxesse tranquilidade para o ambiente, porque ambiente de transição, seja ele qual for, é instável por si só. Quando a transição envolve um resultado negativo no ano anterior, a instabilidade tende a ser um pouco maior”, aponta.

Em um momento crítico da temporada, o executivo ressalta que o principal desafio foi “uma dificuldade de disponibilidade versus a necessidade específica para cada posição” para os reforços. Já a avaliação de novos nomes, até visando a Série C, vai depender do trabalho feito no Paranaense.

“O Londrina não só carrega o nome de uma cidade inteira, uma cidade importante, mas carrega uma história dentro do futebol, e é importante que a gente sempre trabalhe para que os grandes clubes, os clubes com história, sejam colocados nas posições devidas”, completa.

JOGO-TREINO


Em meio à preparação para a estreia no Campeonato Paranaense na próxima semana, o Londrina vai fazer um jogo-treino na tarde desta sexta-feira (12) contra o Atlético Clube Cambé. O jogo será no CT da SM Sports.

Será uma oportunidade para o técnico Emerson Ávila observar o elenco alviceleste e colocar em ação os novos reforços do clube. Até o momento, foram anunciados os laterais Thiago Ennes e Vinícius Silva, os atacantes Henrique e Calyson, o volante Marthã, o zagueiro Frazan e o meia Rafael Longuine.

A partida contra o Cambé deve ser o único jogo-treino antes da estreia no dia 18.