O percurso do Londrina em busca da classificação para a segunda fase da Série C do Brasileiro tem tido uma pedra no caminho: os jogos fora de casa. De sete disputas longe do estádio do Café, o Alvicelste não ganhou ainda, empatou duas e perdeu outras cinco. A última foi no sábado (7), quando acabou derrotado pelo São Bento por 1 a 0 em Sorocaba. A equipe paulista era a lanterna do campeonato e vinha de uma sequência negativa.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem segundo pior aproveitamento como visitante da Série C
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O LEC tem o segundo pior aproveitamento como visitante na terceira divisão nacional, junto com o próprio São Bento, somando míseros 9,5%. O Azulão luta contra o rebaixamento. O pior clube neste quesito é o Imperatriz, que em oito duelos no grupo A perdeu todos, permanecendo como último. No fim de semana, os maranhenses foram goleados pelo Botafogo da Paraíba por 7 a 0. Foi o maior placar até agora no campeonato.

As duas partidas mais recentes do Tubarão ocorreram fora de casa contra times que estão na zona de rebaixamento do grupo B, em que conquistou apenas um ponto e num empate sem gols (contra o lanterna Boa Esporte). O desempenho ruim já ligou o sinal de alerta entre jogadores e comissão técnica, que temem que a instabilidade na competição custe a vaga no principal objetivo da temporada, que é o acesso para a Série B.

“É preocupante, algo que está incomodando demais. Espero que possamos voltar a atuar melhor do que fizemos nos últimos dois jogos. Apesar de enfrentar adversários em situações difíceis, quem quer classificar precisa pontuar mais”, reconheceu o técnico Alemão.

SEM INSPIRAÇÃO

Diante do São Bento, o Londrina apresentou um futebol sofrível jogando contra um adversário limitado. Foram poucas chances criadas, com o gol que decretou a derrota saindo de uma cobrança de escanteio, em que o zagueiro Dogão cabeceou para o fundo da rede. O Tubarão iniciou o jogo abrindo mão do terceiro atacante - Carlos Henrique, que o técnico havia dito que continuaria entre os titulares, ficou no banco -, mas no segundo tempo Alemão mudou de ideia de novo e voltou para a formação que mais tem utilizado, entretanto, de nada adiantou.

“Infelizmente, a derrota judia da gente. A ideia era fazer um jogo de transição rápida. No primeiro tempo queria colocar equipe mais leve e acho que até o segundo terço conseguimos fazer isso bem. Erramos muitos passes, bolas de profundidade. Foi um dia que erramos demais tecnicamente, fomos bastante abaixo do que vínhamos produzindo, erros individuais, falta de inspiração de alguns jogadores, principalmente do meio para frente”, elencou.

PROJEÇÃO

Faltando quatro rodadas para o fim da Série C, o LEC terá pela frente dois confrontos no estádio do Café e o mesmo número fora. No próximo sábado (14) o compromisso será contra o líder Brusque, a partir das 19h, em casa. Apesar de vir de duas derrotas, o Londrina segue no G4, mas sem a “gordura” de antes. Figurando na quarta colocação, com 21 pontos, o Tubarão já vê a sombra do Ituano, que está em quinto, com 20 pontos.

A conta do técnico londrinense é de que o time precisa de, pelo menos, mais seis pontos para seguir vivo na competição. “A classificação ainda está muito apertada. Vamos ter que correr atrás disso para que consigamos classificar. É reta final agora. Tivemos um início de campeonato difícil pela armação da equipe, mas conseguimos ‘ganhar corpo’, estilo de jogo e tivemos bons resultados. Depende só de nós ainda.”