A cada rodada, o caminho do Londrina rumo à terceira divisão nacional tem parecido uma dura realidade sem volta. Segundo sites especializados em estudos de estatísticas no futebol, como o Infobola, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e o Chances de Gol, a probabilidade de queda do Tubarão está em 98% e 99%, respectivamente.

LEIA TAMBÉM: Londrina anuncia contratação do lateral-direito Lucas Mendes

A dez rodadas do fim da Série B do Brasileiro, o LEC tem apenas 21 pontos e figura na vice-lanterna. A média de pontuação dos times que conseguiram escapar do rebaixamento nos últimos cinco anos é de 44 pontos. Ou seja, o Alviceleste precisa de, pelo menos, mais sete vitórias para chegar no final da competição aliviado e garantido na segunda divisão do ano que vem.

A situação atual do Londrina é pior do que em 2019, quando caiu para a Série C pela última vez. Naquele ano, na 28ª rodada, a equipe tinha 31 pontos, estava na 16ª colocação e somava nove vitórias, quatro empates e 15 derrotas. Na edição deste ano são apenas cinco triunfos, seis igualdades e 17 reveses. Além disso, tem a pior defesa, com 43 gols sofridos, e está entre os ataques menos eficientes, tendo balançado as redes adversárias 24 vezes.

PEDREIRA

Num momento delicado, o LEC vai enfrentar uma pedreira pela frente. No próximo sábado (23) o duelo será contra o Sport, às 20h45, na Ilha do Retiro. O time pernambucano vem de vitória fora de casa para o ABC, por 1 a 0, está no G4 e briga pelo título do campeonato.

No retrospecto, Tubarão e o Leão da Ilha se enfrentaram oito vezes, todas pela segunda divisão do Brasileiro. São cinco vitórias para o Sport e apenas uma para o LEC. São outros dois empates. No primeiro turno, o clube nordestino fez 2 a 1 no Café.

‘BUSCAR PONTOS’

O técnico Roberto Fonseca quer aproveitar a semana inteira de preparação e o poder de reação que o elenco mostrou no

empate em 2 a 2 com o Ituano, na semana passada

, para contrariar as estatísticas. “Sabemos daquilo que vamos enfrentar, mas temos que montar estratégias para buscar pontos. Não podemos passar rodada sem pontuar. Temos condição de um, dois jogos não pontuar, mas o restante precisamos fazer pontuação para atingir perto dos 40 pontos”, projetou.

TUBARÃOZINHO

O Londrina sub-20 entrou em campo neste fim de semana para a partida de ida da semifinal do Campeonato Paranaense da categoria. Jogando contra o Patriotas, o Tubarãozinho empatou em 1 a 1, no Centro de Treinamentos Toca do Jacaré, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). A volta será neste sábado, às 15h30, em Londrina.

No outro duelo, o Coritiba levou a melhor sobre o Athletico por 2 a 0, no Couto Pereira. Pelo Paranaense sub-17, o LEC venceu o Furacão por 1 a 0, na ida das quartas de final, no Centro de Treinamentos da SM Sports.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.