Depois de quatro anos, o Londrina pretende voltar a jogar no VGD (Vitorino Gonçalves Dias), para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O clube está realizando algumas melhorias para que o estádio seja liberado pela CBF. A última vez que o Tubarão atuou em competições oficiais no seu antigo estádio foi em 2016, no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. Na ocasião, o gramado do estádio do Café estava em reforma. Atualmente, o Vitorino abriga treinos e jogos das escolinhas do clube e, eventualmente, treinamentos do time principal.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina prepara o VGD para a série C do Brasileiro
| Foto: Gustavo Carneiro

O Londrina aproveitou o período da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu todas as atividades de campo, para realizar uma manutenção no gramado, que havia sido trocado integralmente em 2019. Foram realizados ainda a pintura das arquibancadas e outros reparos na parte interna do estádio. De acordo com o vice-presidente, Getúlio Castilho, o clube já deu entrada no processo para a renovação dos laudos de segurança, com a Polícia Militar, e de prevenção de incêndio no Corpo de Bombeiros.

“Nos próximos dias vamos receber finalizados os projetos estruturais, elétrico e hidráulico para que possamos renovar o laudo de engenharia”, afirmou Castilho. O laudo de condições sanitárias e de higiene é válido até 16 de agosto e será renovado.

CAPACIDADE LIMITADA

A capacidade do estádio estará limitada a oito mil pessoas, mas como não haverá presença de público na retomada das competições do futebol brasileiro, o LEC acredita que será mais fácil conseguir a liberação do estádio.

A CBF fez alguns apontamentos necessários e exigências no local e uma nova vistoria irá acontecer antes do início da Série C. “O nosso objetivo é deixar o VGD em condições de receber jogos oficiais, independentemente se será agora na Série C ou mais para frente”, frisou o vice-presidente.

O gestor Sérgio Malucelli também já se mostrou favorável em atuar no VGD durante a Série C deste ano. Em recente entrevista ao globoesporte.com, o empresário confirmou a intenção. “Vamos trabalhar, aproveitar esse tempo para deixar o VGD pronto. Acho que será melhor mandar os jogos ali para buscar o acesso”, comentou. A FOLHA não conseguiu contato com Malucelli nesta quinta-feira (9).

Café

A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) também aproveitou o período sem jogos para realizar uma descompactação no gramado do estádio do Café. Foi realizada ainda manutenção no sistema hidráulico dos banheiros destinados ao público.

O único laudo vencido do Café é o de segurança. De acordo com a FEL, o processo de renovação está em andamento. A Fundação prepara dois processos licitatórios para modernizar o estádio. Serão investidos R$ 500 mil em um projeto de acessibilidade e outros R$ 1,8 milhão para a troca do atual sistema de iluminação por lâmpadas de LED.

“São recursos que conseguimos por meio de emendas parlamentares federais. Estamos elaborando os termos de referência para a confecção dos editais. No entanto, em razão dos prazos legais para uma licitação, estas obras ficarão para 2021”, explicou o presidente da FEL, Sandro Moreira.