Os cinco primeiros colocados da tabela do grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro entram na última rodada, a 18ª, com condições matemáticas de se classificarem para a próxima fase. O Londrina lidera, com 28 pontos, e é seguido por Ypiranga (28), Brusque (28), Ituano (26) e Tombense (26). Se todos os quatro times que estão logo atrás do Londrina vencerem suas partidas e o Alviceleste perder, o Tubarão estará fora da próxima fase. O adversário do LEC será o Volta Redonda, no Rio de Janeiro, que não tem mais chances de seguir na competição, mas que na penúltima rodada aplicou uma goleada de 8 a 1 contra o então líder da classificação, o Brusque. Todos os jogos da última rodada serão realizados neste sábado, 5 de dezembro, às 19 horas.

Partida contra o Tombense foi marcada pela superação dos jogadores.
Partida contra o Tombense foi marcada pela superação dos jogadores. | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

O técnico do Londrina, Alemão, ressaltou que a situação do grupo mostra o equilíbrio do campeonato. “Se tivéssemos perdido a partida contra o Tombense estaríamos em quinto lugar, e ganhando ficamos em primeiro. Está tudo em aberto. A gente vê equipes que estavam sem responsabilidade, como o Volta Redonda, ganhar. Um exemplo claro foi o que aconteceu no ano passado, no jogo do São Bento contra o América-MG. O América precisaria de um simples empate para subir e levou quatro gols em casa, contra uma equipe rebaixada. Então não tem jogo morto”, destacou o técnico, para em seguida admitir que chegou a hora de o Londrina acabar com o jejum de vitórias fora de casa.

“A nossa vitória fora de casa não veio ainda, mas dessa vez ela é necessária. Nós dependemos somente de nós e de mais ninguém. A gente precisa ganhar o jogo fora. Foram cinco derrotas e três empates fora de casa, mas tudo tem sua hora. Quem sabe Deus reservou este momento especial para que a gente possa ter a nossa primeira vitória fora e assim coroar a nossa classificação?”, declarou o treinador após a vitória de virada por 2 a 1 sbre o Tombense, no último sábado (28), no estádio do Café.

A partida contra os mineiros mostrou que o time não começou bem. “Quando estou na beira de campo tem hora que eu abaixo, fico em silêncio e fico refletindo o que posso fazer. É minha função pensar e colocar as melhores pessoas dentro de campo. Contra o Tombense não conseguimos criar ofensivamente no primeiro tempo e individualmente os jogadores não estavam conseguindo produzir muito. A nossa equipe sofreu bastantes reflexos do jogo contra o São José e muitos jogadores estão com dores musculares até hoje daquele jogo”, ressaltou Alemão.

Técnico Alemão precisará superar o tabu de não vencer fora de casa.
Técnico Alemão precisará superar o tabu de não vencer fora de casa. | Foto: Gustavo Oliveira/LEC
Imagem ilustrativa da imagem Londrina precisa vencer para não depender de outros resultados
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Contra o Tombense, ele viu no banco de reservas o trunfo para mudar a característica da equipe. “Eu acredito nos jogadores que eu tenho no banco. Trabalho no dia a dia e eu sei o que podem render. As mudanças deram mais mobilidade e velocidade à nossa equipe e a vitória veio. Graças a Deus as medidas foram bem, porque os jogadores que entraram foram bem”, destacou.

Alemão ressaltou que a vitória contra o time mineiro não foi da técnica, mas da superação. “Foi a vitória dos jogadores. No intervalo falei que não adianta gritar, quebrar copo ou chutar a garrafa, porque o que precisava mudar era a atitude dos jogadores dentro de campo, porque taticamente o time estava distribuído. Eles buscaram força e garra de onde não tinham para chegar à vitória. O mérito é todo deles. Todos os jogadores trabalharam como equipe. Entraram 11 e depois entraram os cinco que fizeram toda a diferença dentro do jogo”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina precisa vencer para não depender de outros resultados
| Foto: Folha Arte

Escobar diz que semana será intensa

O capitão Escobar ressaltou que o grupo irá trabalhar esta semana com foco total nesta partida decisiva contra o Volta Redonda, fora de casa, pela última rodada. “Não conseguimos ainda a vitória fora de casa, mas conseguimos o empate contra o São José jogando bem. Fizemos um jogo equilibrado.” Ele ressaltou que na tabela todos estão próximos e não tem nada decidido. “Vamos encarar com muita seriedade. Vamos filtrar tudo o que aconteceu de bom e ruim para levar essa semana e nos entregarmos muito. Vamos tentar a vitória, que vai ser muito bom para poder encaminhar a nossa classificação”, destacou.

Questionado sobre como motivar o grupo, ele respondeu que o time possui uma comissão bem preparada para isso. “Esta semana será de muita intensidade, de muita entrega e de muito trabalho. O pessoal vai criar uma maneira de fazer isso. A minha opinião é que essa motivação não precisa ser criada, porque eu tenho minha motivação e os demais atletas têm a deles. Estão todos muito concentrados para conseguir essa classificação. É bom para o clube e é bom para nós como atletas. Vamos esperar o Alemão conversar conosco para criar um processo de trabalho para enfrentar eles da maneira mais motivada possível”, destacou.