Imagem ilustrativa da imagem Londrina não deslancha, mas se aproxima da classificação
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

O Londrina voltou a tropeçar no estádio do Café, mas se manteve na quinta colocação do Paranaense e se aproximou da classificação para a segunda fase. Com o 1 a 1 diante do Rio Branco, no sábado (22), o Tubarão chegou a três jogos seguidos sem vencer dentro de casa e agora terá duas partidas como visitante para tentar confirmar antecipadamente a vaga na próxima fase do Estadual.

Em um gramado bastante encharcado, o LEC mostrou oscilação novamente e não conseguiu jogar bem. Os poucos mais de 800 torcedores que foram ao Café voltaram para casa insatisfeitos com a apresentação da equipe, que não ganha no Café desde a segunda rodada, no dia 22 de janeiro. De lá para cá, o Alviceleste perdeu para o Coritiba e empatou com o Cascavel CR e o Rio Branco.

"Não incomoda não vencer no Café porque ganhamos dois jogos fora. Sabíamos que íamos enfrentar uma equipe qualificada, assim como será nas nossas próximas três partidas. Da mesma forma que empatamos em casa, podemos buscar pontos fora como fizemos outras vezes", rebateu o técnico Alemão, se referindo às vitórias sobre Toledo e União fora de casa.

Nas três últimas rodadas da fase classificatória, o LEC visita o Paraná e o FC Cascavel e recebe o Operário no estádio do Café. "Estamos entre os oito e vamos terminar classificados", garantiu o treinador.

O Londrina chegou aos 14 pontos e está sete à frente do Cascavel CR, hoje primeiro time fora da zona de classificação. Com mais nove pontos em disputa, o Tubarão pode matematicamente assegurar a classificação na próxima rodada, quando enfrenta o Paraná Clube, na Vila Capanema, no domingo (1º).

O Rio Branco se manteve em sexto lugar, agora com 13 pontos, e espera carimbar a classificação na próxima rodada, quando recebe o lanterna PSTC, na Estradinha, em Paranaguá.

Jogo

O primeiro tempo entre Londrina e Rio Branco foi muito ruim tecnicamente e teve apenas dois lances que mereceram destaque. Pelo lado do Tubarão, um chute no travessão do volante Anderson Carvalho. Já o time de Paranaguá teve só uma finalização, de Felipe Santos, que Matheus Albino defendeu bem.

A segunda etapa foi mais movimentada, mas os times continuaram errando muito. O LEC chegou ao gol aos 24 minutos após uma cobrança de escanteio. O garoto Zé Pedro, que substituiu o contundido Willian Correia, aproveitou a indecisão da defesa parnanguara para finalizar sozinho dentro da pequena área.

Apesar da vantagem, o Londrina corria muitos riscos defensivos, e o Rio Branco melhorou com as entradas dos atacantes Osmar e do veterano Willian Batoré, ex-centroavante do Santos e Coritiba. Aos 32, em uma bola longa na ponta esquerda, Osmar cruzou e Willian se antecipou ao zagueiro Lucas Costa para empatar. Mesmo aos 36 anos e bastante rechonchudo, o atacante mostrou que ainda tem faro de gol.

AVALIAÇÃO

O técnico Alemão reconheceu as dificuldade da equipe, mas valorizou também a postura do rival. "Não conseguimos fazer a transição para o ataque no primeiro tempo. Forçamos demais as bolas longas e tínhamos que ter cadenciado mais o jogo", apontou o treinador. "O Rio Branco foi bem ofensivamente no primeiro tempo e nós muito abaixo. Melhoramos no segundo tempo e fizemos um jogo mais equilibrado. O resultado não foi o que queríamos, mas seguimos na briga pela classificação".

A falta de criação do time ficou evidente ao longo da partida e Alemão tentou melhorar a produção com as saídas de Pedro Cacho e Matheus Bianqui para as entradas de Danilo e do estreante Rafael Assis, respectivamente. No entanto, a bola pouco chegou aos atacantes durante os 90 minutos. "É difícil para o centroavante ficar o jogo todo sem receber uma bola em condição de fazer o gol. Precisamos melhorar", cobrou o centroavante Júnior Pirambu.

Para a partida contra o Paraná Clube o técnico Alemão poderá contar com o retorno do capitão Augusto, que cumpriu suspensão, mas não terá Willian Correia, que saiu de campo com uma torção forte no joelho e passará por exames para saber a gravidade da lesão.

Zagueiro comemora primeiro gol como profissional

Imagem ilustrativa da imagem Londrina não deslancha, mas se aproxima da classificação
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Apesar do empate, o jogo com o Rio Branco foi especial para o zagueiro Zé Pedro. Aos 20 anos, o garoto da base alviceleste entrou em campo aos 11 minutos do segundo tempo no lugar de Willian Correia, que se machucou, e 13 minutos depois marcou o seu primeiro gol como profissional ao se aproveitar de uma bola cruzada na área e da indecisão da defesa do Rio Branco.

"Percebi que os zagueiros deles estavam no primeiro pau e me posicionei por trás e consegui pegar bem na bola", descreveu Zé Pedro. "Estou muito feliz pelo gol. Estou há cinco anos no Londrina, cheguei aqui no sub-15. Sempre trabalhei por este momento e para estar pronto para quando o clube precisar eu poder ajudar", afirmou.

Londrinense - a família reside no distrito da Warta -, Zé Pedro participou da última edição da Copa São Paulo e recebeu elogios do técnico Alemão. "O Zé Pedro tem biotipo de zagueiro de seleção, de time grande. Pela altura, pelo porte, por ser ambidestro. Ele jogou dois anos na base comigo e sempre foi titular. É sempre bacana ver um prata da casa, da cidade, vestindo a camisa do Londrina. O clube só tem a ganhar com isso", afirmou.

Além de Zé Pedro, outros garotos das categorias menores têm tido oportunidade de jogar neste Paranaense. O lateral-esquerdo Felipe Camillo foi titular nas últimas duas partidas e Danilo tem participado de quase todos os jogos. Nomes como Luan, Caio Bacarin e Juan também têm sido relacionados pelo treinador.

"Todos os meninos da base têm muita qualidade e temos que agradecer ao Alemão pela oportunidade. Não é fácil colocar os jovens para jogar pela falta de experiência. No meu caso, sei que é uma responsabilidade maior por ser da cidade. Mas me motiva também estar no profissional do clube que acompanho desde criança. É uma satisfação muito grande", frisou Zé Pedro.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina não deslancha, mas se aproxima da classificação
| Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Leia mais sobre o LEC