Diferente dos últimos anos, o Londrina terá um adversário tradicional pela frente na largada da Copa do Brasil 2020. O Alviceleste enfrentará o XV de Piracicaba, em jogo único, a ser disputado no interior paulista. Por ser melhor ranqueado, o Tubarão jogará pelo empate para avançar de fase. A CBF ainda não confirmou a data do confronto.

Entre 2016 e 2019, o LEC estreou contra rivais pouco conhecidos. Pela ordem, eliminou o Parauapebas (PA), foi desclassificado pelo Gurupi (TO) e avançou diante do Real Ariquemes (RO) e Americano (RJ). O XV de Piracicaba está na 189ª colocação no ranking de clubes da CBF e garantiu vaga na Copa do Brasil em razão do vice-campeonato na Copa Paulista deste ano. O Nhô Quim vai jogar ainda em 2020 a Série A2 do Campeonato Paulista. O LEC é o 31º no ranking nacional e vai para a sua sétima participação consecutiva na Copa do Brasil.

Eliminado pelo Bahia este ano, LEC pode reencontrar Tricolor na Copa do Brasil
Eliminado pelo Bahia este ano, LEC pode reencontrar Tricolor na Copa do Brasil | Foto: Marcos Zanutto/24-04-2019

No sorteio dos confrontos realizado na tarde de quinta-feira (12), o Londrina ficou no grupo 1 e, se avançar para a segunda fase, enfrentará o ganhador do duelo entre Coruripe (AL) e Juventude (RS), que se enfrentam em Alagoas. Também por sorteio, ficou definido que a partida única da segunda fase será disputada no estádio do Café. Em caso de empate, a definição do classificado será nos pênaltis.

No outro lado da chave estão River (PI), São Luiz (RS), América (RN) e Bahia, algoz do LEC na Copa do Brasil deste ano, quando o Tubarão foi eliminado na quarta fase. Em uma eventual classificação para a terceira fase, o Alviceleste enfrenta uma destas quatro equipes. A partir da terceira rodada, os confrontos são em jogos de ida e volta.

Em 2019, o LEC eliminou o Americano com uma vitória no Rio de Janeiro, depois passou nos pênaltis pelo Paraná Clube, no Café, ganhou o confronto, em dois jogos, contra o Botafogo (PB), e foi eliminado pelo Bahia, com uma derrota por 4 a 0, em Salvador, e uma vitória por 2 a 1, no estádio do Café.

As datas reservadas para os jogos da primeira fase são 5 e 12 de fevereiro, mas a CBF ainda não definiu quais confrontos serão em cada dia. As finais da Copa do Brasil estão agendadas para os dias 10 e 16 de setembro. No total, a competição terá a participação de 91 equipes.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina estreia contra o XV e pode reencontrar o Bahia na Copa do Brasil
| Foto: FOLHA ARTE

Paranaenses

Outros quatro clubes paranaenses também disputam a Copa do Brasil a partir da primeira fase. O Coritiba enfrenta o Manaus, o Paraná Clube encara o Palmas (TO) e o Operário vai jogar contra o Barbalha (CE). O único paranaense que vai estrear em casa é o Toledo, que recebe o Náutico, no estádio 14 de Dezembro.

Como atual campeão da competição, o Athletico só entra na disputa a partir das oitavas de final, assim como os outros sete representantes do país na Libertadores da América: Flamengo, Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Internacional. Entram ainda nas oitavas o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino).

Saiba mais sobre o LEC.