O torcedor do Londrina não vê a hora de 2023 terminar. E, felizmente, dentro de campo a temporada acaba neste sábado (25), quando o Alviceleste se despede da Série B. Em um ano marcado por vexames e decepções, o Tubarão encerra a sua participação no Brasileiro diante do Botafogo-SP, às 17h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Rebaixado para a Série C, o LEC tenta tirar lições de 2023 para fazer um 2024 diferente. Enquanto finaliza os detalhes para romper o contrato de parceria com a SM Sports - o Conselho de Representantes se reúne na segunda-feira (27) para referendar a rescisão -, o clube colocará em campo nesta última rodada cinco atletas revelados na base como titulares. Garotos que vão compor o elenco para o Paranaense do ano que vem.

Leia também

LEC estreia contra o Operário no Paranaense 2024

Além de Neneca, Igor França e Victor Hugo, que já vêm sendo aproveitados, o meia Jonas e o centroavante Brandão começam jogando no interior paulista. Os dois foram destaques do time sub-20, vice-campeão paranaense. Jonas voltou a jogar recentemente após sofrer uma grave lesão no olho e Brandão tenta mostrar no time principal o faro de goleador que o fez ser o artilheiro do Paranaense, com 21 gols.

Outra novidade na equipe será o zagueiro Guilherme Lacerda, que ainda não teve uma definição se ficará ou não no clube na próxima temporada. Nas demais posições, o auxiliar Roberto Fonseca Júnior vai manter a base que vinha sendo utilizada pelo seu pai, Roberto Fonseca.

Do atual elenco, com exceção dos pratas da casa, poucos devem permanecer. Até mesmo alguns jogadores da base vão sair. O zagueiro Gabriel e o goleiro Neneca serão negociados e devem jogar o Campeonato Paulista. O centroavante Brandão tem sondagens.

O jogo no estádio Santa Cruz é meramente protocolar. Nenhum resultado fará o LEC sair do penúltimo lugar e o Botafogo também não aspira a nada em relação ao G4 e nem corre risco de cair. O time paulista é o 12º na classificação, com 47 pontos.

RECORDES NEGATIVOS

O Londrina fecha a Série B com a pior campanha da sua história desde que voltou a jogar a competição, em 2016. O time tem apenas 25% de aproveitamento e 28 pontos somados. São 21 derrotas - é o time que mais perdeu -, 10 empates e seis vitórias. Marcou 30 gols e sofreu 58. Tem a pior defesa do Brasileiro e o pior saldo (-28). Quando caiu pela primeira vez na gestão SM Sports, em 2019, o Londrina somou 39 pontos e teve 34% de aproveitamento.

Além da queda para a Série C, o LEC teve uma participação pífia no Campeonato Paranaense, ao terminar em 10º lugar, entre 12 participantes. E ainda protagonizou o vexame de ser eliminado logo na estreia da Copa do Brasil ao cair por 4 a 2 para o desconhecido Nova Mutum (MT). Copa do Brasil que o LEC não disputará no ano que vem.

Depois de um ano em que nada funcionou, dentro e fora de campo, o torcedor alviceleste espera que novos e felizes ares soprem pelos lados do estádio do Café em 2024.

EM RIBEIRÃO PRETO

Botafogo

Matheus Albino; Ericson, Diogo Silva, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Guilherme Madruga, Lucas Cardoso e Matuan; Osman e Toró. Técnico: José Leão

Londrina:

Neneca; Igor França, Luan Freitas, Guilherme Lacerda e Salomão; Victor Hugo, Rodrigo e Jonas; Wiliam Barbio, Brandão e Iago Dias. Técnico.: Roberto Fonseca Júnior

Árbitro: Paulo Alves dos Prazeres (PE)

Local: estádio Santa Cruz

Horário: 17h deste sábado (25)

Transmissão: Premiere

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068