Tão preocupante quanto a atuação na derrota para o Novorizontino são os números do Londrina nesta Série B. As estatísticas alvicelestes referendam a campanha ruim e a presença na zona do rebaixamento. Os 3 a 0 na noite de quarta-feira foram a 12ª derrota do Tubarão em 18 rodadas.

O LEC é o time que mais perdeu na competição, ficando à frente, inclusive, do lanterna ABC, que tem 11 derrotas. O aproveitamento do Londrina é de apenas 25% na competição. O time soma 14 pontos, em 18º lugar. Além de aumentar a pressão, o revés no interior paulista deixou o Tubarão a quatro pontos do Tombense, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Mesmo se vencer o Botafogo-SP, na segunda-feira (24), pela última rodada do primeiro turno, o LEC fechará a metade inicial do Brasileiro entre os quatro últimos.

Leia mais sobre o LEC

LEC tem "choque de realidade", leva três e afunda na ZR

A situação pode ficar ainda mais complicada se dois adversários diretos vencerem os seus jogos atrasados. A Chapecoense, 17ª, com 18 pontos, e o Avaí, 19º, com 14, disputaram apenas 17 partidas até aqui. A Chape enfrenta o Botafogo, em Ribeirão Preto, e o Avaí encara o CRB, em Maceió, em partidas que foram transferidas.

Outro dado que liga o sinal de alerta no Alviceleste é o número de gols sofridos. Com os três tomados em Novo Horizonte, o Londrina já foi vazado 29 vezes no Brasileiro e tem a pior defesa da competição, com média de 1,6 gol por jogo. Como só marcou 16, sustenta um saldo negativo de 13.

Com apenas quatro vitórias no campeonato, o LEC tem a pior campanha levando em conta as últimas 10 rodadas. O Tubarão seria o lanterna com quatro pontos, resultado de oito derrotas, uma vitória e um empate.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina é o maior perdedor e o que mais sofreu gols nesta Série B
| Foto: Folha Arte

Mudanças após fracasso

O técnico Eduardo Souza vai abandonar a ideia de três zagueiros para a próxima partida no estádio do Café. A análise interna no clube é que a proposta não funcionou e que a ideia de jogo não foi assimilada pelos jogadores, até em razão do pouco tempo de treinamento.

Com Paulinho Moccelin suspenso em Novo Horizonte, Souza escalou mais um zagueiro e Luan Freitas fez a sua estreia. O LEC não se encontrou em campo e foi presa fácil. Mesmo mexendo na equipe e alterando o esquema ainda no primeiro tempo, o Londrina foi para o intervalo perdendo por 3 a 0 e com o jogo já decidido.

Para segunda-feira, a tendência é o retorno de Moccelin ao ataque em uma formação com três atacantes. Júnior Dutra, que participou das últimas duas partidas, pode ganhar a vaga de Zé Vitor.

Reforço

O Londrina acertou o empréstimo do volante Rodrigo Alves, 22 anos, com o Vasco da Gama. O jogador chegou nesta quinta e será apresentado nesta sexta-feira. É o quinto reforço do clube nesta janela de transferências do meio do ano. Já chegaram e estão participando dos jogos o zagueiro Luan Freitas, o lateral Marcos Pedro, o meia Ariel e o atacante Zé Vitor.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link