Em um jogo que correu o risco de nem acontecer por novos casos de Covid-19 em jogadores, Londrina e Criciúma fizeram um duelo bem disputado, mas sem criatividade, e o placar sem gols mostrou bem isso na noite dessa segunda-feira (10), no estádio do Café. Foi a estreia do Tubarão na Série C. O time catarinense ainda perdeu um pênalti, no segundo tempo - o estreante goleiro Dalton, do LEC, defendeu a cobrança.

O Tigre testou três jogadores positivos para o novo coronavírus antes do jogo, a exemplo do que já ocorrera na Série A, com atletas do Goiás.

O Criciúma recebeu os resultados na noite de domingo. Seguindo protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os exames foram analisados pelo Hospital Israelita Brasileira Albert Einstein, de São Paulo, e mostraram que três atletas tiveram exame positivo para Covid-19, sendo que dois deles vieram a Londrina. Os nomes dos jogadores não foram divulgados.

O clube informou que os dois atletas que testaram positivo e que estiveram na cidade foram isolados em seus quartos de hotel. Segundo o Criciúma, esses dois já haviam sido diagnosticados com a doença uma primeira vez há mais de 20 dias. “Estamos cumprindo o protocolo da CBF e retiramos estes atletas da relação de jogo. Eles não podem atuar por ter dado positivo no RT-PCR”, afirmou o médico Ricardo Furtado.

Com a possibilidade de a partida ser adiada, o secretário municipal de Saúde em Londrina, Felippe Machado, afirmou à reportagem da FOLHA que havia destacado uma equipe com 11 médicos para acompanhar o jogo. "São eles que vão analisar a situação. Pela nota do Criciúma talvez seja possível manter a partida, mas a equipe irá verificar in loco com os profissionais”, afirmou Machado, momentos antes do jogo. Em seguida, o secretário informou que a equipe enviada ao estádio verificou que o protocolo de segurança "foi seguido na íntegra" e o que "os jogadores do Criciúma todos com reagente igg, anticorpos já de defesa da doença."

O JOGO

Com bola rolando, o Criciúma sofreu com os desfalques e um dos mais sentidos foi o de Léo Ceará, que nem foi relacionado, possivelmente porque ele seria um dos três jogadores infectados.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina e Criciúma empatam em jogo morno
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Pelo lado do Londrina Júnior Pirambu recebeu poucas bolas para tentar mostrar serviço no ataque. Com a contusão do lateral Felipe Camillo, o zagueiro Caio Bacarin atuou de forma improvisada na posição. Os meias do Alviceleste mostraram falta de entrosamento e pouca criatividade, principalmente Caíque Valdívia, que foi apagado em campo. Fábio Matos ainda fez algumas jogadas e se movimentou bem. Ruster Santos foi o que mais incomodou o adversário pelo Alviceleste, mas sofreu muitas faltas e saiu aos nove minutos do segundo tempo, sentindo o cansaço.

No segundo tempo, o Londrina levou um susto logo aos seis minutos. Foguinho avançava pela direita e Caio Bacarin acabou dando um carrinho dentro da área, cometendo o pênalti. O centroavante Michel cobrou forte à meia altura no canto direito e Dalton fez uma bela defesa.

Com o empate, os dois times conquistaram um ponto e ocupam a sexta e a sétima colocações do grupo B. No próximo domingo (16) o Londrina enfrenta o Ypiranga em Erechim (RS), às 16 horas.

Recentemente, no domingo, Goiás e Imperatriz não puderam jogar suas partidas devido à confirmação de Covid-19 entre seus jogadores.

FICHA TÉCNICA

Londrina 0

Dalton; Raí Ramos, Marcondes, Jéferson e Caio Bacarin; Escobar, Marcel (Chicão Amorim), Fábio Matos (Juan) e Caíque Valdívia; Ruster Santos (Edrean) e Júnior Pirambu. Técnico: Alemão

Criciúma 0

Agenor; Victor Guilherme, Vitão, Carlos Alexandre e Kaike; Foguinho, Eduardo, Jean Lucas (Alisson Tadei); Jean Dias, Jajá (João) e Michel Técnico: Roberto Cavalo

Local: Estádio do Café (Londrina)

Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)

Assistentes: André da Silva Bitencourt (RS) e Maíra Mastella Moreira (RS)