A menos de um mês do início da Série C, o Londrina terá que correr contra o tempo para se preparar bem para a sua principal competição da temporada. Enquanto a maioria dos seus adversários no Brasileiro já está treinando e jogando, o Tubarão só retoma os trabalhos em campo na segunda-feira (13), depois de quase quatro meses em quarentena, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina corre contra o tempo para começo da série C
| Foto: Guilherme Hahn/iShoot/Folhapress

A CBF confirmou que a Série C começa no dia 9 de agosto, e dos rivais do Tubarão na primeira fase da competição, somente o São Bento também não voltou aos treinos. Dos adversários do grupo B, Brusque, Criciúma e Volta Redonda estão em estágio mais avançado porque já voltaram a jogar. O Voltaço chegou até a semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, primeiro estadual do país a retornar.

O Catarinense voltou a ser disputado na última quarta-feira (8), com os jogos de ida das quartas de final. Rebaixado na Série B do ano passado, o Criciúma, adversário da estreia do LEC, empatou em casa com o Marcílio Dias. Já o Brusque, campeão da Série D em 2019, foi até Joinville e ganhou por 1 a 0.

O São José (RS) foi um dos primeiros times brasileiros, junto com a dupla Grenal, a voltar aos treinos, no dia 18 de maio. O Campeonato Gaúcho será retomado no dia 23 deste mês, e o Zequinha é o quarto colocado do seu grupo no returno, faltando três rodadas. O destaque da equipe é o volante Diguinho, 37 anos, com passagens por Fluminense, Vasco e Botafogo.

Mineiros

O outro representante gaúcho na Série C é o Ypiranga. O time de Erechim voltou aos treinamentos em junho e ocupa a quinta colocação geral no Estadual, com 12 pontos. Outros dois times que treinam há várias semanas são os representantes de Minas Gerais. Tombense e Boa Esporte retomaram as atividades no final do mês de maio.

Com nomes experientes no elenco como o goleiro Felipe, ex-Santos, e o meia Ibson, ex-Flamengo, o Tombense surpreendeu no Estadual e é o segundo colocado, à frente de Atlético e Cruzeiro. Faltando duas rodadas para o término da primeira fase, o time está garantido nas semifinais.

Já o Boa Esporte não faz boa campanha – é o nono colocado -, mas contratou dez reforços durante este período de paralisação visando a Série C. O time de Varginha é dirigido pelo técnico Nedo Xavier. O Campeonato Mineiro volta a ser disputado no dia 26.

Paulistas

Remanescente da Série C do ano passado, o Ituano recomeçou os treinos no dia 1º de julho e entra em campo no dia 22, quando reinicia o Paulistão. O destaque da equipe é o volante Correa, 39 anos, com passagens por grandes clubes como Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro.

Integrante da Série A2 do Paulista, o São Bento não tem data ainda para voltar aos treinos. Em razão do número alto de casos da Covid-19, várias atividades continuam restritas na região de Sorocaba. “Vamos ter muito pouco tempo para treinar e, por isso, a nossa meta inicial é não cair. Conseguimos manter 90% do elenco que começou o ano, mas precisamos de mais reforços para pensar em algo a mais na competição”, afirmou o técnico londrinense Edson Vieira. Em 2019, o São Bento foi rebaixado no Paulista e na Série B.

Apesar de voltar a treinar nesta segunda-feira, o Londrina ainda não sabe quando será retomado o Campeonato Paranaense, já que por enquanto não há liberação das autoridades de saúde para a volta do futebol no Estado.

Sabemos da dificuldade que é disputar um Brasileiro, independentemente de qual divisão seja. E o Londrina tem que formar uma equipe boa e competitiva, para alcançarmos aquilo que a gente almeja”, afirmou o técnico Alemão.

Saiba mais sobre o LEC